Viagem corporativa e viagem de incentivo: entenda a diferença

  • Home
  • Viagens
  • Viagem corporativa e viagem de incentivo: entenda a diferença

Você sabe determinar quais situações exigem o deslocamento de profissionais da empresa para outros locais e suas particularidades? É importante ter atenção aos objetivos do evento, pois existem muitas diferenças entre viagem corporativa e viagem de incentivo.

Embora ambas sejam promovidas pela empresa, no primeiro caso, os funcionários viajam por razões profissionais, seja para participar de eventos, seja para visitar clientes ou filiais. Já na segunda situação, o intuito normalmente é premiar o profissional pelo seu desempenho.

De qualquer maneira, o planejamento é essencial tanto nas viagens corporativas quanto nas viagens de incentivo para que nada saia errado. Confira as nossas dicas para a organização desses eventos!

Entenda as diferenças entre viagem corporativa e viagem de incentivo

Muitas empresas exigem o deslocamento frequente de seus funcionários para participar de eventos (como reuniões, congressos ou feiras) ou em função da existência de filiais em outras cidades ou estados. Essa situação é definida como viagem corporativa.

Nesse tipo de evento, a principal exigência normalmente é que a hospedagem seja em local de fácil acesso aos pontos que serão visitados pelo profissional e ofereça bom custo-benefício. Além disso, é comum a reserva de salas para reuniões ou que elas sejam realizadas em restaurantes.

A viagem de incentivo é bastante diferente. Muitas empresas oferecem essa oportunidade aos seus profissionais como reconhecimento dos serviços prestados e também como forma de motivar a equipe.

O local a ser visitado, nesse caso, pode ser uma cidade turística ou que ofereça algum tipo de benefício ao funcionário premiado (a participação em um curso ou a presença em um show, por exemplo). Nesse caso, as características da hospedagem dependerão muito do tipo de premiação que está sendo oferecida ao profissional.

Em ambos os casos, a viagem pode ser planejada apenas para um profissional ou para um grupo da empresa. No entanto, quando se trata da viagem de incentivo, não é incomum que o prêmio também se estenda a um acompanhante.

Saiba como planejar cada tipo de viagem

Como dissemos, o planejamento é fundamental independentemente do objetivo da viagem. É importante definir gastos, hospedagem e outros detalhes do evento, como meio de transporte utilizado e transfers locais. Também é necessário discutir com o profissional que viaja quais despesas serão reembolsadas para que não ocorram surpresas nem para ele, nem para a empresa.

No caso de viagens corporativas, o profissional geralmente recebe um adiantamento para cobrir gastos com deslocamento, refeições e outras necessidades. É importante que a empresa tenha uma política de viagens que esclareça quais despesas serão cobertas e quais documentos o profissional deve apresentar, como notas fiscais ou outros comprovantes.

Vale lembrar que, quando o profissional viaja representando a empresa, todos os seus custos devem ser cobertos. Isso inclui transporte, combustível e uso do veículo (se ele usar o seu próprio carro), hospedagem, alimentação, credenciamento em eventos, entre outros.

No caso da viagem de incentivo, a empresa também deve cobrir as despesas, mas o planejamento pode incluir outras opções. Se o incentivo for o aprimoramento profissional (a participação em um curso ou evento, por exemplo), esse custo precisa ser considerado na organização.

Se o propósito da viagem for lazer, outras variáveis devem ser consideradas, como ingressos para shows e a possibilidade de estender o convite a um acompanhante. Há também opções de viagens que envolvem toda a equipe e contam com atividades para desenvolver capacidades e promover a interação entre os profissionais.

Seja qual for o objetivo do evento, lembre-se da importância do planejamento para realizá-lo com sucesso. Além disso, para que a organização seja feita da melhor maneira possível, é essencial entender as diferenças entre viagem corporativa e viagem de incentivo, como você viu neste conteúdo. No mais, tenha em mente que a escolha do hotel pode fazer toda a diferença na hora de viajar.

Agora que você já percebeu a importância de planejar com cuidado as viagens organizadas pela sua empresa, confira como escolher as melhores opções de hospedagem.

Deixe um comentário

Share This