Veja 5 estratégias de negociação para sua empresa

  • Home
  • Viagens
  • Veja 5 estratégias de negociação para sua empresa

Ter um bom setor de compras em uma empresa é essencial para uma política eficaz de redução de custos — afinal, essa área tem grande impacto econômico em seu negócio. Sendo assim, é necessário conhecer estratégias de negociação para conseguir o melhor preço nos produtos e serviços contratados.

Pensando nisso, fizemos este artigo com cinco dicas para você saber como negociar melhor e conseguir contratar os melhores fornecedores para sua organização. É só continuar a leitura para descobri-las!

1. Saiba quais são as suas necessidades

Esse pode parecer um ponto óbvio, mas se os seus objetivos não estiverem claros, perde-se muito do poder de negociação. Portanto, tenha todos os detalhes importantes claramente delineados: datas, prazos, orçamento etc.

Tudo isso lhe ajudará a construir argumentos sólidos, e você se sentirá mais seguro para colocar estratégias de negociação em prática.

2. Exponha suas opções de serviços

Quando você procura um produto, um dos primeiros passos é fazer uma pesquisa de mercado, não é mesmo? Então, faça orçamentos e utilize-os a seu favor — quando um fornecedor lhe apresentar um preço, mostre que você já tem outra oferta mais vantajosa.

Dessa maneira, você terá um maior poder de compra em suas mãos, pois o fornecedor se sentirá mais pressionado em oferecer um bom produto com condições de pagamento mais viáveis.

3. Conheça a técnica dos 10%

Basicamente, essa estratégia consiste na estipulação de um valor máximo para um orçamento e, então, na diminuição do seu valor em 10%.

Vejamos um exemplo prático: suponha que uma viagem corporativa custará R$5.000. Com essa informação em mãos, diga à sua agência de viagens que você pagará R$4.500 e, a partir disso, tenha flexibilidade para conduzir o processo de negociação.

Esse tipo de desconto, vale ressaltar, precisa ser balanceado com a qualidade do serviço oferecido.

4. Faça um contrato de longo prazo

Fazer um contrato de longo prazo pode ser uma excelente opção, principalmente se você precisa utilizar um serviço com certa frequência e ter uma garantia de que suas necessidades serão atendidas prontamente — como hospedagem em hotéis e compra de passagens aéreas, por exemplo.

Além disso, isso traz maior segurança também para o fornecedor, o que é essencial para controlar a flutuação de valores que pode haver em um mercado mais instável.

5. Mantenha um bom relacionamento com seus fornecedores

Para ter boas negociações, é necessário saber se comunicar com seu fornecedor e fazer dele seu parceiro. Assim, você estabelecerá laços fortes, e ambos se sentirão mais seguros para construir uma relação duradoura.

Para isso, busque controlar o seu lado emocional, uma vez que o seu prestador de serviços pode se aproveitar de um momento de empolgação e cobrar um valor acima do normal, por exemplo. Ademais, seja claro em suas demandas, tenha firmeza e, é claro, seja sempre educado.

Outra técnica muito interessante é a do espelho, que consiste em imitar alguns gestos da pessoa que está à sua frente. Isso pode ser bem útil, já que a postura corporal é essencial durante uma negociação — é por meio dela que se transmite segurança, certo?

Enfim, quando um fornecedor se torna o seu parceiro, a negociação de dívidas é facilitada e todo o processo de compras fica mais transparente e uniforme, assim como o fornecimento de serviços. E agora, com estas estratégias de negociação, você está pronto para usufruir ao máximo desse cenário!

Então, curtiu estas nossas dicas? Agora, aproveite a oportunidade para saber também como fazer um bom planejamento de compras e não gastar além da conta em viagens de negócios!

Deixe um comentário

Share This