Vai viajar sozinha? Dez dicas para aproveitar o destino

  • Home
  • Viagens
  • Vai viajar sozinha? Dez dicas para aproveitar o destino

Viajar sozinha! Se você já passou por essa experiência, sabe o quanto ela é marcante. Se ainda não teve essa oportunidade, pense seriamente em aproveitá-la. A sensação de liberdade para aproveitar cada minuto como bem entender já é um excelente motivo.

A princípio, a ideia pode parecer intimidadora, porém, com planejamento e alguns cuidados, é possível curtir e voltar com ótimas lembranças.

Neste post, preparamos dicas para aproveitar esse tipo de viagem e evitar situações comuns nesse contexto. 

 

1- Escolha bem o destino

A opção pelo lugar que você quer ir deve ser feita de acordo com o objetivo da viagem. Se a ideia é mesclar lazer e estudos – como o aprendizado de idiomas, por exemplo -, Estados Unidos e Canadá são ótimas pedidas. Quem gosta de cidades com vida noturna agitada e ótimas opções culturais pode pensar em incluir no roteiro capitais europeias, como Amsterdã (Holanda), Londres (Inglaterra), Paris (França), Berlim (Alemanha) e Bruxelas (Bélgica). O ideal é escolher o destino que traga mais vantagens. 

 

2- Planeje os detalhes com antecedência 

Escolhido o destino, é hora de planejar os detalhes, como a maneira de chegar ao destino, por exemplo. Se o meio de transporte for o avião, comprar as passagens alguns meses antes da viagem garante alguma economia. O mesmo raciocínio serve para a reserva de hotel/hostel. Também é essencial saber quais os documentos que você precisa para o tipo de viagem que escolheu, principalmente se o destino é fora do Brasil. Por falar em estadia, esse é o tema do próximo tópico. 

 

3- Escolha um local seguro para sua estadia

Pesquise sobre o local onde você planeja se hospedar durante a viagem. Além do próprio site do hotel/hostel/pousada, ler avaliações e relatos de quem já esteve lá ajuda bastante. Nesse caso específico, procure saber a opinião de outras mulheres que estiveram no local.

 

4- Cuidado com o tamanho das bagagens 

Lembre-se que você estará sozinha. Então, levar muitas malas pode complicar os passeios. Opte por bagagens pequenas e práticas. Certifique-se de como estará o clima no destino durante os dias. Assim, fica mais fácil para definir o que deve ou não levar. 

 

5 – Não tenha medo de explorar o destino da viagem 

É comum sentir um pouco de medo, principalmente quando se está em um local desconhecido. A dica é: não tenha medo de explorar a cidade! Aproveite a própria companhia e cada detalhe dos lugares onde pretende passar. Monte seu roteiro e curta o passeio. 

 

6 – Saiba algo sobre o idioma local

Se o destino escolhido é outro país, ter alguma noção sobre o idioma local é importantíssimo. Para se comunicar sem medo, decore algumas frases básicas. Ajuda bastante. 

 

7 – Cuide bem do seu dinheiro

Mais uma dica relacionada à sua segurança. Guarde dinheiro e cartões em um local seguro. Outro ponto importante: se puder, leve alguma reserva para ter segurança em caso de imprevistos. Lembre que somente você é responsável por administrar os recursos durante a viagem.  

 

8 – Informe pessoas de confiança sobre a viagem 

Avise a familiares e pessoas de sua confiança sobre detalhes da viagem, como: o número do voo e tempo de permanência no destino. 

 

9 – Tenha telefones úteis em mãos 

Para se sentir mais segura, é importante ter alguns números de telefones arquivados, como o da embaixada brasileira em caso de viagem internacional, por exemplo. Não deixe de contatá-los em caso de dificuldade. 

 

10 – Aproveite cada segundo! 

Curta sua própria companhia! Viajar sozinha te dá a liberdade de fazer tudo no seu ritmo, além de ser uma experiência única de autoconhecimento. Sem dúvida, terá ótimas lembranças e ótimas histórias pra contar. Boa viagem!

Deixe um comentário

Share This