Vai viajar sozinha? Confira 5 dicas infalíveis

  • Home
  • Viagens
  • Vai viajar sozinha? Confira 5 dicas infalíveis

Liberdade para escolher seu próprio roteiro, autoconhecimento e amadurecimento são apenas algumas das vantagens de viajar sozinha. Mas essa experiência incrível precisa ser bem planejada para que você não se sinta solitária ou insegura apesar de estar só.

É importante definir roteiros e hospedagens seguras, contar com um seguro viagem caso ocorram imprevistos e ter em mãos seus documentos. Na verdade, os cuidados são os mesmos que você teria viajando acompanhada. A principal diferença é que, ao viajar sozinha, as decisões e experiências só dependem de você!

Quer descobrir como elaborar o melhor roteiro e garantir sua segurança durante a viagem? Então, continue a leitura deste artigo e confira as nossas dicas!

Escolha o melhor destino para viajar sozinha

É a primeira vez que você viaja sozinha? Então, o ideal é começar escolhendo um destino onde se sinta segura. Se não fala outra língua, talvez sair do Brasil sozinha para se aventurar em outro país não seja a melhor ideia para essa primeira vez.

Também vale considerar qual é o seu objetivo na viagem. Você deseja relaxar em um local tranquilo ou conhecer novas culturas? Quer fazer trilhas e descobrir paisagens diferentes ou prefere o burburinho de uma cidade com restaurantes, lojas e museus? Leve tudo isso em consideração ao definir o seu destino.

Fique atenta quanto à documentação necessária para viajar. Se for para o exterior, verifique as regras sobre validade do passaporte e vistos. Embora muitos países não tenham exigência de visto, o passaporte precisa ter validade superior à data do retorno. Alguns locais pedem validade superior a 6 meses.

Além disso, em viagens internacionais, o passaporte é um documento imprescindível e precisa estar sempre com você. Documentos brasileiros ou cópias não têm validade. Por isso, muito cuidado com a sua bolsa!

Se você for guiar no destino escolhido, também é interessante sair de casa com a reserva do veículo feita para retirá-lo no aeroporto. Lembre-se de levar sua carteira de habilitação. Fora do país, verifique antes se esse documento é válido ou se você precisa solicitar a Permissão Internacional para Dirigir.

Planeje bem a sua viagem

O destino já está definido e os documentos em mãos? Então, confira algumas sugestões para que tudo corra bem durante a viagem. Sem dúvidas, essa será uma experiência inesquecível na sua vida!

1. Fique atenta à segurança

Esse é, infelizmente, um dos principais riscos de viajar sozinha. Sendo assim, evite lugares isolados, não exponha objetos de valor ou compras e mantenha seus documentos sempre com você. Não leve muito dinheiro em espécie, carregue apenas o suficiente consigo e armazene o restante no cofre do hotel.

Caso esteja de carro, certifique-se da segurança do estacionamento do hotel. Se fizer compras, não deixe os pacotes à vista dentro do carro mesmo que por poucos minutos.

Além disso, cuide também da sua segurança online. Evite, por exemplo, fazer check-in nos lugares que estiver, pois isso pode fornecer pistas sobre o seu paradeiro a pessoas mal-intencionadas. Não faça transações bancárias utilizando redes públicas e evite armazenar dados pessoais ou senhas no seu smartphone.

O local onde vai se hospedar também precisa ser seguro. Uma boa maneira de se certificar disso é conferir a opinião de outros viajantes nas redes sociais do hotel ou em sites específicos de viagens.

2. Converse com moradores locais

Mesmo nos destinos mais conhecidos, sempre existem informações que só quem mora lá conhece. Assim, peça dicas aos nativos sobre restaurantes típicos, passeios diferentes, melhores lugares para compras, bem como festas e eventos locais. Além de receber boas sugestões, essa é uma ótima oportunidade de fazer novos amigos e conhecer outras culturas!

3. Use a tecnologia a seu favor

Antes de viajar, baixe alguns aplicativos no seu celular para melhorar suas experiências. Dependendo da cidade, é possível encontrar apps com mapas das redes de transporte público, por exemplo. No Google Maps, você pode fazer seu próprio roteiro marcando no mapa os lugares que pretende conhecer, os percursos e salvar as informações para consulta off-line.

Também é interessante baixar aplicativos de serviços de táxi, indicações de restaurantes, linhas de trem (uma forma de deslocamento muito usada na Europa) e de outros passeios que pretende fazer.

Por exemplo, vários parques pelo mundo, como os da Disney, têm aplicativos específicos que permitem verificar em tempo real as filas de espera das atrações, agendar fast pass ou reservar restaurantes, entre outros. Alguns museus, como o Louvre, em Paris, também têm apps para orientar a visita.

Não se esqueça de baixar no seu smartphone os dados das suas reservas, tanto da hospedagem quanto das passagens (caso viaje de avião, trem ou ônibus), além de tickets e ingressos de shows e demais passeios.

4. Organize sua mala

O tipo e a quantidade de roupas dependerão muito do destino escolhido. Mas seja prática e evite levar muitos pertences. Afinal, você estará sozinha e, portanto, precisará carregar suas malas por todo o período da viagem! Além disso, lembre-se de que muitas coisas, como itens de higiene pessoal, podem ser compradas no seu destino.

Tenha atenção especial aos medicamentos que utiliza regularmente, pois em muitos lugares eles não são vendidos sem receita médica. Por isso, é importante levar uma pequena farmácia com você.

5. Registre todos os passos da viagem

Se você vai sozinha, quem vai tirar suas fotos? Bem, essa é uma boa oportunidade para interagir com os moradores locais e com outros turistas. Não tenha receio de pedir ajuda para as fotos, isso é mais comum do que você imagina!

Além disso, vale a pena investir em equipamentos como bastão de selfie para seu celular ou mesmo um tripé que suporte o aparelho. Porém, lembre-se de que você precisará carregar todos os itens que levar. Assim, considere levar apenas os equipamentos necessários. Uma câmera profissional cheia de lentes pode ser excelente, mas é um item extra para transportar.

Não se esqueça de levar carregadores e cartão de memória. Outra dica é salvar as fotos na nuvem. Assim, se algo acontecer com o seu dispositivo, seus registros não serão perdidos.

A ideia de viajar sozinha pode trazer insegurança em um primeiro momento mas, com planejamento, tudo sairá conforme as suas expectativas e você se surpreenderá! A viagem será uma oportunidade de aprendizado e, sem dúvida, um momento de grande amadurecimento.

Se você vai viajar sozinha pela primeira vez, pesquise destinos nacionais seguros e adequados ao seu perfil. Algumas cidades de Minas Gerais, por exemplo, oferecem diversas possibilidades de passeio, desde construções históricas até belas paisagens, como rios e cachoeiras. Caso prefira um centro urbano, com restaurantes de todos os tipos e vida noturna agitada, São Paulo é uma excelente opção.

Gostou da ideia de viajar sozinha e vivenciar essa experiência incrível? Continue a visita à nossa página e descubra uma opção de passeio pela Estrada Real que dá acesso às cidades históricas de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro!

Deixe um comentário

Share This