Turismo em BH: Confira o roteiro ideal para conhecer a cidade!

  • Home
  • Viagens
  • Turismo em BH: Confira o roteiro ideal para conhecer a cidade!

Existem cidades brasileiras que são sempre boas opções para visitar. Belo Horizonte, sem dúvida, está nessa lista. Fazer turismo em BH é encontrar um universo que mistura modernidade e um clima de cidade de interior.

Além de ser conhecida pelos bares e pela boa comida, a capital mineira também é rica em construções históricas, museus e parques, além de oferecer uma ampla vida cultural. Mesmo que seja durante apenas um fim de semana, é possível desfrutar suas belezas e visitar alguns dos pontos turísticos mais interessantes.

Para te ajudar a aproveitar a capital mineira, confira, a seguir, a nossa dica de roteiro com os principais locais para conhecer.

Complexo Arquitetônico da Pampulha

Patrimônio cultural da humanidade, o Complexo foi projetado por Oscar Niemeyer e possui uma lagoa artificial com mais de 18 km de extensão. Aberta ao público, a área é muito utilizada para a realização de atividades físicas.

À beira da lagoa está também outra obra do famoso arquiteto. A Igreja de São Francisco de Assis é rica em detalhes, contendo artes sacras tanto por fora quanto por dentro. Há também uma pintura de Candido Portinari que salta aos olhos. Para quem é religioso, o local é um excelente exemplo de tranquilidade e contemplação.

É preciso ficar atento ao planejar esse passeio. Se for em dia de jogo do Atlético Mineiro ou Cruzeiro, o local fica mais conturbado.

Praça do Papa

Ainda para quem tem interesse em locais com ligação religiosa, a Praça do Papa é bastante relevante. Se você nunca fez turismo em BH, saiba que se trata de um lugar muito procurado por quem quer praticar sua fé, especialmente católica. Foi nesse local que o Papa João Paulo II realizou, em 1980, uma importante missa a céu aberto.

Na verdade, até mesmo para quem não tem intenção de fazer passeios religiosos, o local vale a visitação por sua beleza. Como a Praça do papa está situada em uma área alta, permite uma boa visualização da cidade.

Mercado Central

Para conhecer a cultura de uma cidade, nada como visitar seu mercado municipal. Em Belo Horizonte, o local é conhecido como Mercado Central e possui uma infinidade de opções em compras. São cerca de 400 lojas e quiosques com ofertas de artesanato, produtos locais e opções culinárias.

Considerado um dos principais pontos de encontro para turistas, a região está na área central da cidade. Os restaurantes locais oferecem muita comida típica mineira, como frango com quiabo, tutu à mineira, entre outros. Uma boa opção para começar o dia.

Circuito Cultural da Praça Liberdade

Para quem não gosta de percorrer grandes distâncias, a Praça da Liberdade é uma ótima opção para passar o dia sem precisar enfrentar trânsito. O local foi revitalizado e abriga diferentes espaços que foram preparados para preservar e apresentar a cultura local. Em um raio de poucos quilômetros, estão instituições como:

  • Arquivo Público Mineiro.
  • Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa.
  • Casa Fiat de Cultura.
  • Centro de Arte Popular Cemig.
  • Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).
  • Espaço do Conhecimento UFMG.
  • Memorial Minas Gerais Vale.
  • Museu das Minas e do Metal.
  • Museu Mineiro.
  • Palácio da Liberdade.

Para quem tem interesse em saber mais da produção literária local, o destaque fica por conta do Memorial Vale, em que estão expostas produções de artistas mineiros de renome, como Carlos Drummond de Andrade, Sebastião Salgado e Guimarães Rosa.

Mirante do Mangabeiras

Para quem adora ver o pôr do sol, a melhor opção para encerrar a tarde é no Mirante do Mangabeiras. Com entrada gratuita, o ponto turístico ajuda a explicar o nome da cidade. Nele, é possível visualizar quase toda a cidade, além de contemplar a beleza desse horizonte.

Contando com uma reforma recente, o local possui estruturas de observação dedicadas especialmente aos turistas. Enquanto isso, vale destacar a presença dos saruês, pequenos animais que acompanham os turistas durante a visitação.

 

Quem tiver disponibilidade de sair um pouco da cidade e visitar a região, o Instituto Inhotim é um dos mais respeitados museus a céu aberto do Brasil. A 60 km de distância, fica na cidade de Brumadinho. E ainda que você esteja focado no turismo em BH, se trata de uma viagem que vale a pena para quem aprecia obras contemporâneas.

Você já conhece Belo Horizonte? Está planejando uma viagem para a capital mineira? Deixe um comentário falando sobre seus planos de viagem!

Deixe um comentário

Share This