Tire sua dúvida: hospedagem em hotel ou Airbnb?

  • Home
  • Viagens
  • Tire sua dúvida: hospedagem em hotel ou Airbnb?
Recepcionistas de hotel atrás do balcão falando ao telefone

Onde ficar é a primeira pergunta que fazemos ao planejar uma viagem. Seja a passeio ou a negócios, a preocupação é encontrar a hospedagem que melhor nos atenda e que tenha o menor custo. Nesse sentido, é comum questionar se vale mais a pena um hotel ou Airbnb.

São muitos os quesitos que você deve levar em consideração para fazer a melhor escolha e não se arrepender mais tarde. Além disso, se você escolher uma hospedagem que não atenda as suas necessidades, você se sentirá frustrado e, provavelmente, não ficará feliz com a sua viagem.

Para auxiliar nessa decisão, trouxemos aqui um breve comparativo das duas formas de hospedagem. Acompanhe o texto e esclareça suas dúvidas.

Hotel ou Airbnb? Qual a diferença?

Sabemos como eles funcionam, mas vamos partir do básico. Hotel é a forma de hospedagem mais comum que existe. O hóspede tem direito a um quarto mobiliado, com tudo que é estritamente necessário para estar confortável. São classificados por estrelas (de 1 a 5) que definem a qualidade do serviço que será oferecido.

Já o Airbnb é um site, definido como “mercado comunitário” mundial, que permite vários tipos de locação, independentemente do tempo de estadia. Você encontra anúncios de casas, apartamentos, quartos e até castelos de forma econômica.

Para ter acesso ao portal, você precisa cadastrar seus dados no site do Airbnb. Depois disso, você poderá pesquisar pelas opções de acomodações até mesmo por meio das redes sociais.

E os prós e contras?

Agora que você conhece a definição de cada um, vamos falar sobre o que ponderar nessas duas formas de se hospedar.

Localização e confiabilidade

É mais simples escolher a localização de um hotel e levantar a reputação dele. Não existem surpresas, pois você sabe exatamente o que vai encontrar. Sem contar que, no geral, a localização é estratégica, para facilitar a mobilidade do hóspede, seja com o acesso rápido aos compromissos de trabalho ou a pontos turísticos da região.

As políticas de cancelamentos também são bem definidas, o hóspede não fica na mão, caso ocorra algum problema, encontrarão uma forma de acomodá-lo. Mesmo que seja uma estadia gratuita na suíte presidencial.

Quando se aluga um quarto ou apartamento a pesquisa é fundamental. O Airbnb disponibiliza as avaliações dos usuários e os comentários, o que ajuda a minimizar as decepções. Mas, um pouco mais de cuidado e tempo precisam ser empregados, afinal, você precisará ler todas as informações do local com bastante atenção, ver as fotos e entrar em contato com o proprietário.

O site oferece retorno de pagamentos no caso de problemas, mas é diferente das garantias de um hotel, já que, se houver cancelamento por parte do proprietário, é você o responsável por encontrar outro local para ficar.

Nesses casos, se a viagem for internacional, vale a pena pensar em um seguro para evitar qualquer imprevisto.

Quanto à região, é comum que o Airbnb encontre lugares um pouco fora dos centros, por isso, também é válido pesquisar sobre os meios de transporte na área escolhida.

Espaço e Privacidade

Alugar um apartamento pode tornar a viagem mais confortável, afinal, você terá mais espaço que em um hotel. A privacidade também é grande, você não vai ser incomodado em nenhum momento. Vale convidar os amigos e ainda dividir despesas, tornando o custo ainda melhor.

No Airbnb é possível o aluguel de quartos, ou seja, as pessoas sedem espaços para viajantes em suas casas. Nesse sentido, você terá que lidar com a rotina da família e, talvez, não seja tão privativo assim. Lembrando que por mais que o anfitrião seja muito simpático, não será treinado como a equipe hoteleira.

Se o motivo da sua escolha por um Airbnb é espaço, experimente pesquisar por quartos de hotel mais amplos antes de se decidir.

Segurança

Fundamental em qualquer viagem, a segurança em um Airbnb não é tão definida quanto em um hotel. É claro que você pode investigar sobre o local escolhido e conversar com outros usuários, mas a rede hoteleira conta com portaria, sistema de vigilância, cofres nos quartos e profissionais bem treinados para evitar problemas.

Alimentação

A alimentação é primordial em um roteiro de viagens. Comer em restaurantes todos os dias têm um custo, mesmo nas redes mais simples ou fast foods.

Quando você está em um Airbnb pode economizar bastante com comida, como a maioria deles tem cozinha, permite fazer suas próprias compras e preparar os seus alimentos. Se sua viagem for longa, pode ser uma vantagem.

Mas, se você está a trabalho, ou tem um tempo reduzido, a comodidade das diárias já com café da manhã é o ideal. Você sempre pode contar com a equipe hoteleira, com o serviço de quarto ou fechar pacotes com a alimentação já inclusa, que também traz alguns benefícios.

A maior vantagem é o tempo para aproveitar. Você não precisa ficar em filas de supermercado, nem se atrasar porque precisou preparar aquela refeição rápida.

Comodidades

O ponto forte dos hotéis são as inúmeras comodidades. Podemos contar com banheiro privado, internet gratuita, de boa qualidade e lavanderia. Tudo pode ser incluído na diária, inclusive, as opções de lazer como piscina e spa.

A limpeza do ambiente também está garantida e caso você tenha esquecido algum item de higiene, pode encontrá-lo facilmente nos quartos ou solicitar com apenas uma ligação. Qualquer problema pode ser resolvido com agilidade.

Pode-se contar também com orientações sobre o seu destino, onde comer, pontos turísticos a serem visitados, meio de transporte e atendimento médico, em caso de emergência. E tudo dentro do seu orçamento.

As salas de reuniões e centros de convenções são outras facilidades encontradas, muito úteis nas viagens de trabalho.

Conhecer Pessoas

Uma das coisas mais bacanas de viajar, principalmente pra quem gosta de ir sozinho, é a oportunidade de fazer amigos e conhecer outras pessoas pelo caminho. Se isso é importante para você, considere ir para um hotel. Alugar apartamentos ou quartos pode ser mais barato, mas limita um pouco essas possibilidades, já que o movimento é bem menor.

Tempo de viagem

A vantagem dos Airbnb é o tempo de permanência nos lugares. Você vai gastar mais tempo para se organizar, ir as compras e todas as outras atividades, mas se ficar fora por um mês, por exemplo, o custo será mais baixo. Em contrapartida, um hotel pode fazer uma pequena viagem durar mais.

Como você não tem preocupações com arrumar sua própria bagunça e tem mais mobilidade e transporte, a única coisa que você precisa é deixar as malas e aproveitar a estadia.

Preço x Custo-benefício

Quando o assunto é o preço essa é a grande vantagem do Airbnb. Você pode encontrar apartamentos em diversos países, com lugar para duas pessoas por um preço realmente significativo. Mas, não deixe de analisar se realmente será uma vantagem na hora de totalizar os custos, e não espere encontrar a mesma qualidade e excelência no atendimento.

Na hora de definir se sua próxima estadia será hotel ou Airbnb, tenha em mente que a grande vantagem de alugar um quarto ou apartamento é o preço. Mas, essa opção precisa combinar com seu estilo de vida e atender sua real necessidade e expectativas, principalmente, nas viagens de negócios. Lembre-se também que viagens mais curtas e de férias dão a oportunidade de fechar pacotes.

Antes de bater o martelo, que tal entrar em contato com a Royal hotéis? Esclareça suas dúvidas e conheça nossas opções de hospedagem!

Deixe um comentário

Share This