Segurança em hotéis: o que observar antes de fazer uma reserva?

  • Home
  • Viagens
  • Segurança em hotéis: o que observar antes de fazer uma reserva?

Para viajar com tranquilidade, nada melhor que saber que estaremos “a salvo”, durante nossa estadia podendo se divertir, ou trabalhar à vontade. A segurança em hotéis é primordial, afinal, é como se fosse nossa casa durante o tempo que estaremos fora, e nada mais justo que não ter razões para se preocupar durante a viagem.

Saber reconhecer se um hotel é verdadeiramente bom, é o ponto de partida para o sucesso. Com tantas opções oferecidas no meio virtual, devemos ficar atentos para não cair em armadilhas e viver um pesadelo.

Esse post tem o objetivo de alertar você sobre alguns cuidados que podem ser tomados na hora da reserva, e que podem garantir a sua segurança. Confira!

1. Veja fotos reais

Na hora de escolher um lugar para ficar, normalmente recorremos aos sites de viagens (TrivagoDecolar.com), que oferecem diversas facilidades. Entre elas, ver fotos reais do local, tiradas pelos hóspedes.  

Quando achar um lugar legal, faça uma pesquisa comparativa das imagens. Entre no site oficial e avalie o quarto que pretende se hospedar, tendo em mente que as fotos são sempre feitas para causar uma boa impressão. Depois, avalie as que estão disponíveis nos sites de viagens.

O bacana dessas páginas é que trazem clareza dos ambientes e isso pode ser um fator de decisão. E não custa nada ver as fotos tiradas pelos hóspedes. Mais confiáveis e podem revelar mais coisas, como a limpeza e alguns outros aspectos.

2. Tenha atenção à localização

A localização do hotel não pode ser esquecida. Verifique se o bairro escolhido realmente é seguro, se está próximo dos centros urbanos e principalmente se a sua viagem for profissional. Você precisa garantir sua mobilidade, mas como fazer isso antes de fechar a diária?

Uma dica é a utilização de um serviço da Google (sempre útil) para esclarecer as dúvidas. Entre no Google Maps, digite o endereço desejado, e faça um tour pelo street view. O aplicativo vai mostrar a fachada do local e várias outras informações sobre ele.

Você pode percorrer a região em que se encontra, sendo possível até localizar alguns serviços nas redondezas que podem ser interessantes para você. O que é ótimo quando não se conhece a cidade direito, não é mesmo?

3. Desconfie de sites que não são atualizados

O fato é: vivemos em uma era digital. Em um ambiente concorrido, a identidade visual é tudo nessa vida, não é mesmo? Não que seja regra, mas as empresas buscam a cada dia encantar os clientes e passar uma boa impressão. Não parece estranho não dar a devida atenção?

Desconfie de sites que não se atualizam e não se preocupam em causar uma boa primeira impressão ao cliente. Eles até podem ter boas acomodações, mas por que não divulgam nada? Pode ser que o local não seja tão modernizado, e é um indício de que talvez não consiga suprir as suas necessidades.

4. Leia comentários

A melhor propaganda sobre um lugar são as pessoas que o visitam. E outra facilidade dos meios digitais é poder interagir com elas. Quando você se sente enganado por algo, tem a necessidade de alertar o outro para que não caia na mesma fria que você.

Então, da mesma forma que ver as fotos reais é importante, leia os comentários dos hóspedes anteriores. É por meio deles que você poderá ter uma visão ampla do que esperar. As resenhas de usuários são sua melhor fonte de informações, elas vão dizer se o local é limpo, se é barulhento e se cumpre o que promete.

Portanto, atente-se às notas: um cliente que coloca uma avaliação baixa tem os seus motivos, mesmo que prefira não comentar o caso.

5. Procure redes conhecidas

Sabemos que existem bons hotéis pequenos e familiares que oferecem ótimos serviços. O problema não é se hospedar neles, mas se você não tem uma boa indicação ou referências, ou não pode fazer uma visita prévia, procure se hospedar em redes conhecidas, que trazem mais garantia.

Desconfie de lugares com valores muito abaixo do mercado, isso pode ser um indício de algum tipo de problema. Caso aconteça de você se deparar com um valor tentador, não deixe de pesquisar mais informações.

Por último, independentemente da rede escolhida, crie o hábito de confirmar suas reservas, seja por e-mail ou por contato direto com o estabelecimento. Isso ajuda a evitar surpresas e possíveis desgastes, e você ainda pode esclarecer dúvidas, caso houver, de forma mais objetiva.

6. Confira o que o estabelecimento oferece

Ao fazer uma reserva, é interessante checar tudo que é oferecido. Verifique todos os itens, para prevenir incômodos. Veja se o wi-fi é gratuito e se pode ser utilizado em todos os ambientes ou somente nos quartos.

Vale perguntar, por exemplo, até qual horário é servido o café da manhã, se está incluso na reserva ou se existem custos adicionais.

É oferecido serviço de quarto? Sempre bom questionar sobre taxas dos demais serviços, como a lavanderia, pois nunca se sabe quando isso será necessário.

7. Verifique políticas de segurança

Independentemente do tipo de viagem, as políticas de segurança do local escolhido devem ser avaliadas. Normalmente levamos objetos de valor quando viajamos — como máquinas fotográficas e computadores — então é importante perguntar sobre a existência de cofres nos quartos e como funciona no caso da restituição de objetos perdidos ou furtados.

No Brasil, existem protocolos de segurança que devem ser atendidos por todos os estabelecimentos. Isso inclui a utilização das câmeras de segurança, os controles de acesso e vigilância especializada. A preocupação deve ser tanto com os hóspedes como com os funcionários, afinal, são recebidas centenas de pessoas por dia no local.

Nunca abra a porta para pessoas não identificadas ou se não solicitou algum tipo de serviço. Procure estacionar no hotel ou o mais próximo que conseguir.

Os hotéis devem se responsabilizar por qualquer tipo de incidente que ocorra por falta de manutenção, inclusive se for o caso de despesas médicas, desde que seja comprovada a negligência.  

Como vimos, a segurança em hotéis é fundamental, essas são apenas algumas dicas que podem ajudar você a reservar uma estadia com mais tranquilidade e fazer uma excelente viagem.

Se você gostou do post, não deixe de assinar a nossa newsletter, que é sempre atualizada com informações relevantes, algumas curiosidades e é claro, dicas de viagens!

Deixe um comentário

Share This