Saiba o que fazer quando perder documentos em viagem

  • Home
  • Viagens
  • Saiba o que fazer quando perder documentos em viagem

Tudo está tranquilo e muito divertido durante a viagem, mas algo inesperado acontece e você perde toda a sua documentação. E agora? O que fazer quando se perde documentos durante a viagem?

Primeiramente, não se desespere e mantenha a calma! Afinal, isso não pode estragar o seu roteiro de viagem, não é mesmo? O importante é respirar fundo e saber o que fazer.

Para conhecer algumas providências que podem ser tomadas para amenizar a situação, continue a leitura!

Faça um Boletim de Ocorrência

Não importa o que tenha acontecido, você pode ter sido assaltado ou simplesmente perdido os documentos por desatenção. A primeira medida é comunicar às autoridades responsáveis, por meio do boletim de ocorrência, o famoso BO.

Esse documento vai ser de extrema importância em todos os outros procedimentos. Ele pode ser emitido até 60 dias antes da viagem. Outro detalhe importante é que o BO pode ser feito pela internet ou no aeroporto mesmo, dependendo da sua situação.   

Se você está em território nacional, boa parte da sua vida foi resolvida, pois você pode continuar a sua viagem ou voltar para casa com tranquilidade, pois ele permite o embarque em voos domésticos normalmente.

Agora, se você está em uma viagem internacional, o documento mais importante é o passaporte. Nesse caso, você deve procurar urgentemente a Embaixada Brasileira e lá utilizar o BO para solicitar um passaporte de urgência e continuar a viagem.

Você também pode emitir uma Autorização de Retorno (ARB), documento gratuito que te permite voltar ao Brasil. Vale lembrar que, caso solicite um passaporte de emergência, os vistos precisam ser tirados novamente, e existem taxas por esses serviços.  

Entre em contato com a sua instituição financeira

Agora é a hora de evitar fraudes com o seu nome: ligue para o seu banco e cancele os seus cartões de crédito e/ou débito. Antes de entrar em desespero e pensar que vai ficar sem dinheiro, saiba que nesses casos normalmente as operadoras emitem um documento que te permite solicitar uma segunda via em até dois dias após o cancelamento.

Como esse procedimento vai depender da política adotada pelo banco, a dica é se preparar para os imprevistos. Caso seja possível, logo no início da viagem, acostume-se a separar uma quantia e guardar no cofre do hotel, por medida de segurança.

Outra solução é a contratação de um seguro viagem. Pode parecer bobagem, mas esse serviço oferece empréstimos e todo suporte necessário em situações como essa. Considere essa opção, dependendo da quantidade de dias que resolver ficar fora, principalmente nas viagens internacionais.

Tenha um plano de emergência

Ninguém espera que nada de errado aconteça quando vai viajar, não é? Mas, na hora de planejar a viagem, que tal planejar também um plano B para não ser pego de surpresa?

Você pode fazer uma reserva financeira ou ter cópias autenticadas dos seus documentos mais importantes (RG, CNH, comprovante de residência e passaporte, por exemplo) — isso pode agilizar burocracias em situações de perda.

Outra sugestão é fazer um levantamento prévio de todos os endereços importantes e telefones nos locais que você vai visitar, principalmente nas viagens internacionais. Delegacias, consulados e embaixadas brasileiras são ótimos exemplos para não perder tempo procurando essas informações caso precise.

Perder os documentos sempre causa um pouco de dor de cabeça, principalmente na hora de tirar a segunda via de toda a documentação. Contudo, o importante é manter a calma e seguir as nossas dicas sobre o que fazer quando se perde documentos para que tudo volte à normalidade.

Se você gostou do post, aproveite para curtir nossa página no Facebook. Estamos sempre postando dicas que podem ser de grande ajuda em viagens corporativas ou a passeio. Programe-se!

Deixe um comentário

Share This