Preso no aeroporto em viagens corporativas? Saiba o que fazer

  • Home
  • Viagens
  • Preso no aeroporto em viagens corporativas? Saiba o que fazer
Homem de negócios com tablet na mão, esperando no aeroporto

Atrasos em voos é uma das maiores dores de cabeça quando fazemos viagens corporativas, não é mesmo? Mesmo que seja algo que fuja de seu controle, é necessário ter flexibilidade para lidar com esse tipo de imprevisto.

Por isso, neste artigo, daremos algumas dicas básicas para que você possa aproveitar melhor seu tempo enquanto está preso no aeroporto — seja por um atraso, seja por causa de uma conexão mais longa. Continue a leitura e saiba como otimizar sua rotina!

Desfrute das amenidades que o aeroporto oferece

Há alguns aeroportos que mais parecem shoppings centers, devido à quantidade de lojas e serviços que oferecem. Então, nada melhor do que aproveitá-las enquanto você espera por seu voo.

Uma dica é ter um mapa do aeroporto em mãos ou então consultar seu site para buscar mais informações e evitar que fique dando voltas até achar o local escolhido.

Naqueles de maior porte, encontramos todo tipo de serviço e, dentre eles, podemos destacar os seguintes:

  • espaços para massagens;
  • salões de beleza;
  • barbearias;
  • engraxates;
  • espaços para crianças;
  • academias;
  • galerias de arte;
  • restaurantes com diversos tipos de culinária.

Se estiver em uma viagem internacional, passar pelo Duty Free é sempre uma boa pedida, só é preciso ficar atento às cotações do dólar para evitar sustos quando a conta do cartão de crédito chegar.

Caso você tenha acesso às salas vips e lounges, melhor ainda! Além de ter poltronas e sofás confortáveis, há serviço de bebidas e buffet, TV a cabo, Wi-Fi gratuito, jornais, revistas, espaço para trabalhar e banheiros exclusivos.

Esses privilégios podem ser desfrutados por passageiros que estejam viajando na primeira classe ou na executiva ou então aqueles que fazem parte de programas de fidelidade. Algumas bandeiras de cartão de crédito (American Express e Diners) também possibilitam o acesso a esses serviços exclusivos.

Aproveite a internet

Já que há tempo disponível, por que não o aproveitar para responder seus e-mails? É uma boa maneira de adiantar pendências e até avisar a seus colegas sobre seu atraso.  Dessa maneira, é possível encontrar soluções para ajustar sua agenda de compromissos com antecedência, sem que seu trabalho seja prejudicado.

Sabemos como as taxas para utilizar o Wi-Fi podem ser altas, então é bom dar uma olhada em locais que tenham acesso liberado — ainda que por um tempo limitado — para que não acabe gastando muito dinheiro.

Normalmente, há acesso gratuito na área de embarque, mas serviços de fast-food, como Burger King ou McDonald’s, ou cafés como Starbucks costumam ter acesso livre à internet. Basta cadastrar seu e-mail antes de começar a utilizá-la.

Revise sua lista de afazeres em viagens corporativas

Essa é uma boa maneira de se organizar e checar se tudo está dentro de seus planos. Aproveite para rever os detalhes de sua reserva no hotel e a logística de sua viagem — como as formas de locomoção e o roteiro que será feito.

Essa é uma boa maneira de diminuir a ansiedade da espera, principalmente se você não tiver conseguido se programar melhor com antecedência.

Escute podcasts

Essa é uma ótima maneira de passar seu tempo, além de ser uma mídia muito rica para a transmissão de informações. É possível encontrar os mais variados temas, que abrangem as seguintes categorias:

  • cinema e TV;
  • literatura,
  • ciências;
  • política;
  • notícias;
  • games;
  • cultura;
  • religião;
  • educação;
  • humor;
  • esportes;
  • música;
  • profissões;
  • turismo.

Viu só como não faltam opções? E as citadas acima são só algumas delas! Você pode pesquisar por um podcast de sua área de atuação e aproveitar para estudar e agregar valor ao seu conhecimento profissional.

Os podcasts estão disponíveis para download ou em serviços de streaming, como o iTunes. É só escolher o de sua preferência e apertar o play!

Veja filmes ou séries

A Netflix é, sem dúvida, uma das maiores plataformas de streaming de filmes e séries. Além disso, permite o download de seu material disponível para, então, assisti-lo sem a necessidade de estar conectado à internet.

Você pode baixar os títulos de seu catálogo em smartphones, tablets e notebooks. Uma dica é ter os filmes e séries escolhidos já salvos em seu HD para assisti-los nessas ocasiões de atrasos, pois não dá para depender das conexões oferecidas em aeroportos para ter uma boa qualidade de transmissão ou download de arquivos maiores.

Esteja preparado para a vida offline

Apesar de todas as possibilidades de encontrar uma conexão disponível, nem sempre é possível conseguir uma que seja estável ou tenha qualidade o suficiente para navegação. O fluxo de pessoas em aeroportos é muito grande e não é incomum que a rede acabe sobrecarregada.

Daí a importância de ter um plano B para se distrair enquanto o tempo passa. Além de ter filmes e séries em seu HD — bem como os podcasts —, procure ter outras opções de entretenimento, como jogos ou livros.

Aliás, procure sempre carregar livros em suas viagens corporativas, pois eles podem salvar você nesse tipo de situação. Aproveite o tempo livre para colocar a leitura atrasada em dia.

Além disso, há os dispositivos para leitura de livros digitais, como o Kindle. Há muitas opções de E-books que podem ter um custo bem mais baixo que um livro físico.

Uma grande vantagem desse tipo de recurso é a economia de espaço e peso em sua mala, já que você pode armazenar vários livros em um único local — o que pode ser uma solução bastante prática para garantir o conforto de sua viagem.

Descanse

Você já resolveu tudo o que precisava, leu, assistiu a sua série favorita e, ainda assim, falta muito tempo para seu voo? Então é a hora de relaxar e descansar, afinal, atrasos causam estresse e o cansaço bate.

Lembre-se de não ficar muito preso a seu trabalho para não ficar ansioso demais, pois atrasos fazem parte de qualquer rotina de viagens em aeroportos e são coisas que fogem de nosso controle.

Caso seja necessário passar a noite esperando até a hora de sua partida — como em conexões internacionais —, há a possibilidade de dormir em um hotel nas redondezas ou até dentro do aeroporto.

Algumas companhias aéreas oferecem pacotes com opções de hospedagem para esse tipo de situação. Em alguns casos, elas são obrigadas a pagar por sua estadia — como em cancelamentos de voos ou atrasos que são maiores do que 4 horas.

Por esse motivo, é aconselhável estar por dentro de seus direitos como passageiro para não passar por apertos desnecessários — que podem ser resolvidos pela companhia aérea.

É sempre bom lembrar que ter um planejamento prévio é a melhor saída para conseguir lidar bem com todo tipo de imprevisto, inclusive atrasos em voos.

E então, curtiu nossas dicas sobre o que fazer enquanto estiver preso no aeroporto em viagens corporativas? Já passou por essa situação e tem mais sugestões ou dúvidas? Deixe seu comentário abaixo!

Deixe um comentário

Share This