Networking profissional: aproveite sua viagem corporativa e feche mais negócios

  • Home
  • Viagens
  • Networking profissional: aproveite sua viagem corporativa e feche mais negócios

As viagens corporativas são ótimas oportunidades para aumentar o networking profissional. Afinal, provavelmente você encontrará pessoas com interesses em comum e que atuam no seu ramo de atividade.

Saber aproveitar as reuniões pode ser um diferencial para o seu futuro não só no âmbito profissional, mas também no pessoal. Isso porque, ao ampliar sua rede de relações, você se abre a conhecer novas ideias e obtém mais conhecimento.

Quer saber o que fazer para sua viagem corporativa lhe ajudar a ganhar novos contatos e trazer mais oportunidades de negócios? Confira neste post!

Reúna informações antes da viagem

Para começar a se organizar, que tal reunir o máximo de informações possíveis antes da viagem? Essa estratégia pode ser bem útil para saber o público que você vai encontrar, além de lhe dar mais segurança.

Para tanto, pesquise sobre a atividade da qual vai participar e busque respostas para algumas perguntas.

  • Quem são os convidados?
  • Quem é o palestrante?
  • Quais são as empresas participantes?

Feito isso, trace o perfil dos profissionais que você pode vir a conhecer. Lembrando que essa dica vale para todos os tipos de evento corporativo: reuniões, treinamentos, palestras, workshops e até confraternizações.  

Não tenha medo de ser você

É comum alguns profissionais terem receio da palavra networking. Se esse é o seu caso, respire fundo e acredite: criar um bom relacionamento profissional é mais fácil do que você imagina.

Uma das preocupações recorrentes é a de não transparecer naturalidade e parecer agir de uma forma forçada. O segredo para evitar essa situação é ser quem você é. Pode parecer um conselho batido, mas é verdade. É fácil de perceber quando alguém está fingindo ser outra pessoa. 

Portanto, relaxe. Com o tempo, você perceberá que esse é um exercício e que a prática lhe tornará cada dia mais natural. Também se dará conta de que, além de lhe trazer benefícios, fazer networking profissional é algo muito divertido.

Aproveite os momentos de pausa para conversar

Outra preocupação constante entre os profissionais é o momento certo de puxar conversas informais. Se você sente essa insegurança, a dica aqui é aproveitar os momentos de pausa que existem em todas as reuniões.

Pode ser aquela parada para o café, o intervalo de um treinamento ou, ainda, as viagens um pouco mais longas. Além disso, procure estabelecer essa relação no hotel, que costuma ser o mesmo para todos os participantes e é um bom ponto de encontro.  

O ambiente informal sempre favorece conversas informais, e os momentos das refeições sempre são bem-vindos para troca de ideias e confraternização entre os participantes. Sorrir e dizer “oi” é tudo o que você precisa fazer.

Permita-se conhecer o novo

Dependendo do evento ou da atividade realizada, além de pessoas da sua área de atuação, pode ser que você conheça também profissionais de outras especialidades. Como não é todo dia que você pode ter contato com pessoas de um universo diferente do seu, não perca essa chance.

Aproveite para conversar e abrir sua mente para novas ideias e valores. É possível que você descubra meios para realizar tarefas que não havia pensado antes, ou tenha contato com atividades que podem ser bem interessantes no futuro.

Conte sobre sua rotina diária

Como foi dito acima, em uma reunião com segmentos diferentes, nem todos conhecem sua rotina de trabalho. Então, por que não conversar sobre ela? Às vezes, dizer apenas o seu cargo pode ser insuficiente para o seu ouvinte e, dependendo da pessoa, até soar um pouco arrogante.

Uma boa forma de “quebrar o gelo” é contar o que você faz de uma maneira mais amigável em um primeiro momento. Pode dizer o que torna o seu trabalho interessante e acrescentar alguns fatos para manter o interesse da pessoa.

Se você é gerente de marketing, por exemplo, que tal contar sobre os projetos ou produtos com os quais está trabalhando? E um detalhe importante: para que essa abordagem funcione e a conversa possa fluir, não se esqueça de ouvir o outro.

Evite falar mal de empresas ou pessoas

Essa é uma postura muito importante para estabelecer um bom networking profissional e, sem dúvida, ajuda a passar uma boa impressão a seu respeito, principalmente em viagens rápidas.

Pense bem: você acaba de conhecer alguém e nem sabe direito quais são as relações dessa pessoa. Portanto, evite falar mal da sua empresa, do seu chefe, dos seus colegas ou dos seus concorrentes. Atitudes como essa podem comprometer sua imagem profissional.

Valorize as informações dos seus contatos

Todo profissional está em busca de aprimoramento constante, não é verdade? E existem muitas formas de ficar por dentro das novidades que não param de surgir no mercado. Você já parou para pensar no quanto os seus contatos podem lhe ajudar?

Fique de olho, pois por meio deles você pode obter informações valiosas sobre grupos, cursos, palestras, workshops e outros eventos relativos à sua área de atuação ou até mesmo de interesse pessoal.

Não deixe passar essas oportunidades e aprenda com elas sempre que for possível. Isso não só lhe ajudará a estreitar a relação com o contato que fez a indicação, como vai gerar outros contatos.

Mantenha o relacionamento

Para finalizar, uma das dicas mais importantes: para fazer um networking profissional de qualidade, você também precisa cultivar as relações. E isso vai um pouco além de aparecer de vez em quando, ou ter conversas rápidas esporadicamente.

Considere essas pessoas como suas amigas e reflita sobre o que é necessário para manter essa amizade viva. É esse pensamento que pode garantir oportunidades profissionais no futuro. Faça elas se lembrarem de você!

Especialistas aconselham que você deixe referências com quem acabou de conhecer. Uma forma de fazer isso pode ser escrever algo sobre a conversa no cartão de visitas. Isso torna mais fácil lembrar-se da pessoa e vice-versa.

Também é interessante utilizar as redes sociais — especialmente o LinkedIn — para se atualizar sempre e trocar informações de maneira rápida com o outro.

Como você pôde perceber, quando caprichamos no networking profissional, alguns desses contatos poderão gerar bons frutos para a empresa. Siga as nossas dicas para alavancar seus negócios e ampliar sua rede de contatos profissionais.  

Gostou do post? Então, complemente seus conhecimentos com o nosso outro artigo que traz dicas de negociação para viagens corporativas. Até a próxima e bons negócios!

Deixe um comentário

Share This