Mineirão: o que você sabe sobre o estádio Governador Magalhães Pinto em BH?

  • Home
  • Curiosidades
  • Mineirão: o que você sabe sobre o estádio Governador Magalhães Pinto em BH?

O estádio Governador Magalhães Pinto, popularmente chamado de Mineirão, é um dos mais tradicionais palcos do futebol brasileiro. Também está entre os maiores estádios do mundo e não é apenas um local para a realização de partidas de futebol.

Ele ainda é uma das belezas arquitetônicas do complexo da Pampulha e tem sua fachada tombada pelo Patrimônio Histórico de Belo Horizonte, além de contar com museu e espaços multiuso, onde amigos e famílias se encontram em um clima de pura descontração.

Confira neste post um pouco do histórico, dicas e marcas incríveis desse imponente monumento de Belo Horizonte, que certamente farão qualquer turista inclui-lo na programação de roteiros de viagem à capital mineira.

Conheça o histórico do Mineirão

Em 1960, no terreno cedido pela Universidade Federal de Minas Gerais, teve início a construção do estádio, inaugurado em 1965 em uma partida entre a seleção mineira e o River Plate da Argentina.

O estádio é parte do belíssimo conjunto arquitetônico da Pampulha, que em 2016 passou a ser considerado um Patrimônio da Humanidade pelos membros da UNESCO e foi projetado pelo talentoso arquiteto Oscar Niemeyer.

O Mineirão é o quinto maior estádio do Brasil, com capacidade para 62.160 pessoas e sede de grandes decisões. Já sediou cinco finais da Copa Libertadores da América, uma copa intercontinental e foi uma das sedes da Copa do Mundo FIFA de Futebol em 2014.

Saiba sobre o Museu Brasileiro do Futebol

Assim como nos grandes estádios internacionais, nas dependências do estádio está o Museu Brasileiro do Futebol, com história e marcas importantes do futebol. Há espaços dedicados à leitura, às crianças, camisas de clubes e um imenso acervo sobre o futebol mineiro e suas relações com as questões culturais e sociais.

O Museu Brasileiro do Futebol é um espaço para viver a emoção e paixão pelo futebol, percorrer a história e relembrar acontecimentos importantes que só o esporte mais popular do planeta pode proporcionar.

Curiosidades

Em seus mais de 50 anos de existência, o Mineirão viveu momentos marcantes e abrigou diversas histórias.

O maior público presente durante a existência do Mineirão foi em 22 de julho de 1997, na partida entre Cruzeiro e Vila Nova, válida pela final do Campeonato Mineiro, com público total de 132.834 pessoas.

O estádio conta com um sistema de aproveitamento da água da chuva, com capacidade para suprir a demanda de consumo durante 3 meses, além de painéis fotovoltaicos instalados que geram energia para 1.500 residências próximas ao estádio.

Todo esse aporte sustentável utilizando material reciclável na reforma e modernização fez do Mineirão o primeiro estádio brasileiro a conquistar nota máxima de certificação ambiental, concedida pelo Green Building Council Institute.

O feijão tropeiro do Mineirão ganhou fama e faz muito sucesso nos eventos do estádio. O prato começou a ser servido, logo ganhou notoriedade e se espalhou em todos os bares, se tornando tão famoso quanto os grandes jogadores.

Sede de inúmeros shows e eventos musicais, o Mineirão recebeu notáveis apresentações, como a banda KISS, em 1983, e festivais como o Pop Rock e Axé Brasil. Após a reinauguração em 2013, sediou shows dos artistas britânicos Elton John e Paul McCartney, dentre várias outras estrelas internacionais.

Tradição moderna

Assim como outros estádios no Brasil, o Mineirão passou por uma grande modernização, tanto na parte interna quanto na externa, para sediar a Copa do Mundo FIFA 2014.

Com a modernização, o Mineirão foi transformado em uma arena multiuso em nível internacional, com a proposta de ser um atrativo a mais para o público e não somente sediar os jogos de futebol. A reforma incluiu a revitalização das arquibancadas, melhorias na estrutura e cobertura de todos os assentos proporcionando mais conforto aos visitantes.

Do lado externo, foi construída uma esplanada multiuso com 80 mil m² e capacidade para 65 mil pessoas. No espaço estão lojas, restaurantes e praça de convivência, palco de vários eventos e shows nacionais e internacionais. O estacionamento fica logo abaixo e tem capacidade para 2.878 carros.

Há também uma passarela que liga a esplanada do Mineirão ao Ginásio Mineirinho e possibilita um tour completo e a realização de eventos nos dois espaços simultaneamente, frisando a característica multiuso da arena.

Copa América 2019

O gigante da Pampulha vai sediar cinco jogos da Copa América 2019, sendo uma das partidas a semifinal, no dia dois de julho, com possibilidade de atuação da Seleção Brasileira, caso avance em primeiro lugar na sua chave.

O torneio será disputado em cinco sedes, com 26 partidas e 12 seleções participantes. Além das seleções sul-americanas, foram convidadas mais duas seleções do continente asiático — Japão e Catar.

A Copa América atrai turistas de todas as partes, até mesmo dos países que não participam da competição. Os turistas vêm em busca de grandes jogos e, é claro, de aproveitar as belezas e gastronomia das cidades sede.

Confira dicas importantes para visitar o majestoso estádio Mineirão!

O estádio está em uma localização privilegiada de Belo Horizonte. Embora existam várias opções de transporte até o local, é sempre importante programar com antecedência e verificar os horários, pois, variam em dias de jogos e eventos.

As visitas ao estádio em dias comuns, sem eventos ou jogos, também têm horários e agendamentos específicos, portanto, é importantíssimo programar com antecedência para evitar contratempos.

A visita guiada é uma ótima oportunidade para conhecer a fundo os bastidores do estádio, com possibilidade de chegar próximo ao gramado e vestiários. O turista tem a opção do tour somente no museu, no estádio ou nos dois atrativos no mesmo dia. Vale a pena conhecer!

Não deixe de comer o famoso tropeiro e o pão de queijo, que também são atrações da culinária local. Aproveite a visita para conhecer o conjunto moderno da Pampulha, um dos cartões postais da capital mineira.

A capital Belo Horizonte é repleta de atrativos que vão desde a cultura e gastronomia às belas paisagens naturais, e, para facilitar o deslocamento, é importantíssimo estar hospedado em um hotel bem localizado e que dê estrutura e suporte para conhecer com segurança e tranquilidade os principais pontos da cidade.

Como você pode perceber, o estádio do Mineirão é um monumento importante para o futebol e a cultura. O Espaço multiuso proporciona ao visitante a oportunidade de desfrutar não só dos grandes jogos e shows, mas também de todo o movimento cultural e gastronômico de um pedaço especial de Minas Gerais.

Agora que você já sabe tudo que o estádio Mineirão oferece e que é uma ótima opção para entretenimento, que tal programar sua viagem à capital mineira? Para isso, conheça sobre um dos bairros mais famosos de BH.

Deixe um comentário

Share This