Hotel boutique: você já conhece esse charmoso conceito?

  • Home
  • Viagens
  • Hotel boutique: você já conhece esse charmoso conceito?

Se você utiliza os serviços de hotelaria com certa frequência, muito provavelmente, já deve ter percebido uma certa semelhança entre os quartos em que ficou acomodado. Afinal, até parece que serviços hoteleiros de alta qualidade tornaram-se raridades por aí, certo? Por isso, se você procura por estadias únicas e marcantes a qualquer tempo, então, é chegada a hora de conhecer, de uma vez, o hotel boutique!

Diferentemente do que facilmente pode ser encontrado no mercado hoteleiro, essa espécie de estadia tem ganhado o coração de cada vez mais pessoas que buscam experiências únicas, que podem ser oferecidas com um serviço de excelência.

Então, continue a leitura deste post e conheça o que há de melhor nesse conceito da hotelaria.

O que é o hotel boutique?

Em comparação aos serviços de hospedagem tradicionais, os hotéis que se autodenominam boutique (ou design), geralmente, proporcionam experiências mais profundas e completas a seus clientes. Por esse motivo, são opções ideais para quem busca por serviços diferenciados em razão de uma gama de cuidados e requintes fornecidos. 

Quanto ao conceito em si, atualmente, não há uma definição regulamentada que especifique o que pode ou não ser enquadrado como um hotel design. Por isso, qualquer estabelecimento hoteleiro pode, em tese, reconhecer-se como tal sem a necessidade de cumprir com o preenchimento de certos requisitos mínimos.

Ainda assim, grandes hotéis boutique no mercado brasileiro seguem à risca padrões considerados indispensáveis pelas maiores referências da hotelaria internacional para que cada um de seus usuários tenha a melhor experiência de sua vida durante todo o período de estadia.

Como surgiu?

Em meados da década de 80, o consagrado hoteleiro norte-americano Ian Schranger, em parceria com o empresário Steve Rubell, fundou o Morgans Hotel, em Nova York. Esse estabelecimento garantia a entrega personalizada a seus usuários de serviços hoteleiros nunca vistos antes no mundo. 

O termo em si — boutique — acabou sendo, pela primeira vez, empregado por Steve Rubell como uma metáfora ao estilo dos hotéis que dominavam naquela época. Assim, ao passo que as grandes redes de hotelaria seriam como enormes lojas de departamento; o Morgans Hotel estaria mais próximo de uma pequena boutique (loja menor com alto requinte artístico que disponibiliza a venda de vestuário e de joias exclusivas).

Desde então, a expressão hotel boutique consagrou-se no mercado, sendo, em pouco tempo, difundida nos Estados Unidos e em países europeus, como Inglaterra, França, Romênia, Itália e Portugal.

Quais são suas características?

Como dito, o objetivo central desse formato exclusivo de hospedagem é mais do que fornecer meras estadias, mas, sim, promover o fascínio e a admiração de seus hóspedes com absolutamente tudo que esteja relacionado a esses serviços personalizados.

Nesse sentido, um hotel boutique, de acordo com os padrões internacionais, oferece meios que possam gerar toda a comodidade, conforto e relaxamento a seus clientes. Por isso, você, facilmente, encontra nesses espaços jardins internos conjugados, saunas, jacuzzis e, até mesmo, escalda-pés. Isso tudo só para começar!

Os restaurantes também precisam estar preparados para garantir a satisfação de todos os clientes — inclusive dos mais exigentes. Todavia, isso somente é possível em hotéis boutique que estejam aptos a oferecer o que há de melhor da culinária brasileira e internacional com cardápios repletos de surpresas e aromas inigualáveis.

No entanto, a fartura de sabores por si só não é suficiente para classificar um hotel como sendo legitimamente boutique. A prestação de atendimento por funcionários altamente qualificados e disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, com a opção de entrega de pedidos nos quartos, também é outra comodidade esperada por serviços hoteleiros do gênero.

Além do mais, a disponibilização de academias adequadamente estruturadas para a realização das atividades físicas não poderia faltar nesses serviços a fim de alcançar a satisfação completa dos hóspedes, independentemente do tempo de estadia e por qual motivo for. 

Por último, a localização é outro fator crucial na identificação de hotéis boutique de excelência. Assim, essas acomodações, além de garantirem todo o conforto, personalização e praticidade de alto nível, precisam estar inseridas em pontos-chave nas cidades, próximas às principais áreas urbanas.

Sem esquecer da importância de que todos os serviços relacionados ao atendimento devam ser prestados com agilidade e toques de personalização de acordo com o cliente. Afinal, os detalhes contam!

Mas, provavelmente, você deve estar se perguntando, agora, o quão caros são esses serviços. A verdade é que é possível encontrar excelentes hotéis boutique com toda a qualidade exigida, gastando-se pouco!

Como é o hotel boutique no Brasil?

Para garantir o equilíbrio desses verdadeiros paraísos em meio a pontos urbanos de grande tensão, os hotéis boutique fornecem todo o aparato necessário para despertar o relaxamento e o bem-estar em seus hóspedes durante as estadias com suporte estrutural e serviços de atendimento eficientes e dedicados.

Por isso, a disponibilidade de restaurantes com opções mais amplas nos cardápios, como comida vegana ou sem adição de glúten, é outra característica comum que já pode ser encontrada em hotéis do gênero no Brasil.

Aqui, as diárias para estadias variam muito em decorrência de fatores econômicos regionais e estruturais do próprio estabelecimento. De qualquer forma, esses custos, geralmente, são bastante adaptáveis, de acordo com as necessidades de cada cliente.

Assim, os serviços inclusos nesse tipo de hotelaria conseguem encantar seus hóspedes logo no primeiro instante em que adentram no local. Isso porque, diferentemente dos hotéis tradicionais, esse formato, com suas raízes na década de 80 nos Estados Unidos, já é um sucesso no cenário brasileiro.

Afinal, oferece serviços literalmente inigualáveis, na medida em que cada quarto e cômodo desses hotéis está repleto de detalhismos estéticos e equipamentos de ponta para garantir o conforto absoluto a seus usuários, combinando luxo, exclusividade e personalidade.

Por isso, quando a oportunidade surgir, não pense duas vezes em se acomodar em um hotel boutique. Mas, um aviso: esteja preparado para elevar, ainda mais, suas descrições sobre uma excelente estadia.

Gostou deste artigo? Quer conhecer mais sobre o hotel boutique e outras modalidades de serviços hoteleiros, como o Golden Convention e o Center Express? Então, assine nossa newsletter e mantenha-se informado.

Deixe um comentário

Share This