De férias em Minas Gerais? Confira 7 locais para viajar em família

  • Home
  • Viagens
  • De férias em Minas Gerais? Confira 7 locais para viajar em família
férias em Minas Gerais

O que faz as férias em Minas Gerais serem tão especiais? O fato do estado conter muitas atrações turísticas. São várias opções: cidades históricas, vilarejos, cachoeiras e, claro, lugares para experimentar a rica e diversificada gastronomia local.

E muitos desses lugares podem ser visitados em viagens curtas, de um dia, partindo de Belo Horizonte. Para as horas de descanso, você pode contar com a Royal Hotéis, rede com 30 anos de mercado que trabalha para que a hospedagem seja uma extensão da sua casa, com ótima estrutura e tarifas que atendem quem prioriza a relação custo-benefício e também os hóspedes mais exigentes. 

Neste post, indicamos 7 lugares para viajar com a família em Minas Gerais. Confira: 

1- Belo Horizonte

A primeira indicação parece óbvia, mas não pode ser ignorada. Belo Horizonte é uma capital jovem (122 anos) e dinâmica. Planejada, no final do século XIX,  para ser a principal cidade do estado, BH tem diversos atrativos. 

Entre eles, podemos citar o complexo arquitetônico da Pampulha, projetado pelo lendário arquiteto Oscar Niemeyer que conta com a Igreja de São Francisco, Casa do Baile e Casa Kubitschek. O Circuito Cultural Praça da Liberdade tem diversos museus e espaços culturais. E o Mercado Central, que conta com centenas de stands com produtos típicos de todas as regiões do estado.

No Mercado Central, não deixe de experimentar a famosa porção de fígado com jiló, o queijo do Serro e o tradicional doce de leite. 

2- Inhotim 

Esse destino é para quem gosta de natureza e arte. O Instituto Inhotim, em Brumadinho, é um grande museu ao ar livre com obras de arte contemporânea. É o maior espaço desse tipo em toda a América Latina. 

3- Ouro Preto

Cidade histórica mais conhecida de Minas, Ouro Preto guarda parte importante da história do Brasil em suas ladeiras, casarões e museus. A arquitetura barroca dá um toque de charme à antiga Villa Rica, capital do estado nos tempos do Império. 

4- Mariana 

Primeira capital e primeira vila de Minas, Mariana é uma das mais importantes cidades do chamado Circuito do Ouro. Igrejas coloniais, praças e a Mina da Passagem, com 120 metros de profundidade e 315 metros de extensão, onde foram extraídas mais de 30 toneladas de ouro em mais de dois séculos, são algumas das atrações. Destaque também para o passeio de Maria Fumaça de Mariana a Ouro Preto. 

5- Tiradentes 

A cidade que leva o nome do mártir da Inconfidência Mineira conta com muitas construções históricas e o inconfundível sabor da culinária do estado. Os principais pontos turísticos podem ser visitados de jardineira ou charrete. Para quem curte turismo gastronômico, Tiradentes é, literalmente, um prato cheio. O Festival de Cultura e Gastronomia, no final de agosto, é uma ótima pedida. 

6- Circuito das Grutas

Esse espaço se divide entre Belo Horizonte e cidades próximas da capital, como Lagoa Santa, Sete Lagoas, Cordisburgo e Pedro Leopoldo. São mais de 2 mil hectares de área, com 50 grutas e 170 sítios arqueológicos.

Entre elas, você não pode deixar de conhecer a Gruta da Lapinha, Gruta do Maquiné e também a Gruta Rei do Mato, todas localizadas a poucos quilômetros de BH.

7- Congonhas 

Na região de Ouro Preto e Mariana, Congonhas do Campo guarda algumas das obras mais importantes de Aleijadinho. Entre elas estão os doze profetas, esculturas em tamanho real e feitas de pedra sabão. Importante polo de turismo religioso, a cidade conta ainda com o Parque Ecológico da Cachoeira. 

Gostou da nossa lista? Todos esses destinos podem ser visitados em um dia, em viagens curtas partindo de Belo Horizonte. Seja hóspede do Royal Hotéis, conheça os encantos mineiros e aproveite as férias em Minas Gerais.

Tags:
Deixe um comentário
Share This