Culinária mineira: conheça os principais pratos e onde saboreá-los

  • Home
  • Curiosidades
  • Culinária mineira: conheça os principais pratos e onde saboreá-los

A culinária mineira tem suas origens durante a fase de extração aurífera do século XVIII, nas cidades mais próximas à Estrada Real. Dessa forma, a partir da interação histórico-cultural estimulada pela exploração do ouro e de seu transporte naquele período colonial, negros, índios e brancos tiveram seus costumes, culinárias e, até mesmo, dialetos, pouco a pouco, intercruzados, dando origem às características regionais mineiras que conhecemos hoje.

Como parte integrante dessas tradições, as iguarias mineiras revelam centenas de sabores e histórias, que podem ser comumente encontradas nas casas e restaurantes de Belo Horizonte e seus arredores. 

Ficou curioso para conhecer alguns dos mais tradicionais pratos da culinária mineira e em quais locais você pode encontrá-los? Então continue sua leitura!

Delícias da culinária mineira

Além das famosas quitutes, como o pão de queijo e o piranguinho (pé de moleque mineiro), há uma diversidade incrível de pratos que compõem a gastronomia de Minas Gerais. Confira, na sequência, os mais famosos!

Feijão tropeiro

Pedaços fartos de bacon e linguiça, farinha de mandioca, couve, temperos típicos e feijão cozido. Com suas raízes na culinária nordestina, essa versão mineira encanta pela combinação perfeita de aromas e sabores, fazendo qualquer pessoa querer repeti-lo, sem pensar duas vezes. 

Leitão a pururuca

Aos que apreciam uma boa carne suína, essa versão mineira não poderia passar despercebida pelos visitantes da região. Advindo da culinária portuguesa, o leitão a pururuca é previamente assado por, aproximadamente, 5 horas. A partir disso, sua pele é frita por meio do despejo de óleo quente sob a carne até que sua consistência fique bem crocante.

Frango com quiabo

De preparação fácil e rápida, o frango com quiabo impressiona pela excelência de sabor, sendo um dos mais pedidos pelos mineiros. Esse prato, de origem indígena, pode ser saboreado isoladamente ou acompanhado de angu, couve e/ou cebolinha, de acordo com as preferências gustativas. 

Tutu de feijão

Também conhecido como tutu à mineira, os ingredientes que compõem esse prato são bastante semelhantes aos que regem o feijão tropeiro. No entanto, a principal diferença está na consistência mais leve, na medida em que, durante a sua preparação, o feijão cozido é triturado no liquidificador e, assim, incrementado com os demais itens. 

Doce de leite e queijo

Depois de todas essas delícias, não poderia faltar uma boa sobremesa mineira para adoçar o dia, não é mesmo? O doce de leite  famoso não somente no Brasil, mas também em outros países da América latina, como Chile e Argentina  é preparado com a mistura de somente dois ingredientes: o açúcar e o leite.

A facilidade de preparo e o seu sabor explicam, por si só, o sucesso pelo mundo. Mas, para dar aquele toque legitimamente mineiro, experimente combiná-lo com uma bela fatia de queijo regional. É de dar água na boca!

Restaurantes em BH 

Agora que você já conhece alguns dos pratos mais saborosos nas mesas dos mineiros, confira onde encontrá-los com nossa lista de restaurantes localizados em Belo Horizonte. Anote aí!

Então, já sabe! Se estiver em Belo Horizonte e em dúvida do que comer, aproveite essas dicas de culinária mineira e convide seus colegas de trabalhos ou potenciais clientes para um almoço agradável e saboroso. Assim, fica até mais fácil de conseguir bons acordos corporativos.

Gostou deste artigo? Então aproveite para compartilhá-lo nas suas redes sociais para que outras pessoas também conheçam essas iguarias e saibam onde encontrá-las em Belo Horizonte!

Deixe um comentário

Share This