Conheça 5 atrações para fugir da folia do carnaval em SP

Nos últimos anos, o carnaval de rua de São Paulo tem atraído milhões de visitantes, que se divertem com os mais de 600 blocos durante a festa mais popular do Brasil. Contudo, a maior cidade do país guarda uma variedade enorme de opções de lazer e entretenimento para quem quer ficar longe do carnaval em SP.

Principal cidade da América Latina, a capital paulista é um importante polo gastronômico e cultural, no qual é possível apreciar o melhor da arte em suas mais diversas expressões.

Sampa tem diversos museus, centros culturais, galerias, casas de shows, teatros, cinemas e espaços de apresentação ao ar livre. Mesmo no período do carnaval, a metrópole que nunca dorme oferece atrações para todos os gostos — isso sem contar as dezenas de opções para fazer compras.

Vai passar o carnaval em SP? Neste artigo você vai ficar sabendo das 5 melhores atividades para fazer na “Terra da Garoa”. Aproveite!

1. Vida boêmia

Quando alguém quer ficar longe do carnaval, isso não significa que o visitante vai deixar de curtir a ótima vida boêmia de São Paulo. Como estamos falando da maior cidade brasileira, existe uma imensa quantidade de bares e baladas à sua disposição.

Em cada região de SP, os estabelecimentos mostram muita diversidade, sendo os pontos de encontro de todas as tribos. Desde os botecos com mesas nas calçadas aos bares mais sofisticados, há ótimos espaços para aproveitar com os amigos.

Veja os bairros onde estão as melhores casas de Sampa.

Jardins

Na região da avenida Paulista, a mais importante da capital, o bairro Jardins é um tradicional endereço da alta classe paulistana. Apesar do clima residencial de algumas ruas, existem muitos bares e baladas nessa área.

Vale a pena caminhar pelas charmosas e arborizadas alamedas dos Jardins, para então descobrir o local mais agradável conforme o gosto do viajante. São muitos pubs — os típicos bares ingleses — nos quais os turistas apreciam cervejas importadas e lanches saborosos. Também existem opções mais simples e até casas especializadas em drinks.

Vila Madalena

Bairro mais boêmio de São Paulo, a Vila Madalena é lugar certo para encontrar diversão, não importa o dia da semana. São muitos barzinhos agradáveis e com música ao vivo, que servem bebidas geladas e porções deliciosas na calçada. Prove os famosos bolinhos, que são os pratos tradicionais dos botecos paulistanos.

A Vila, como dizem os locais, passou a ter restrições durante o carnaval. Antes os bloquinhos entupiam as ruas apertadas do bairro, mas agora a folia fica restrita ao Largo da Batata e garante tranquilidade para quem quer distância da festa.

A região tem fácil acesso de metrô para quem parte da Paulista, tornando a balada mais segura para todos.

2. Espaços culturais

Quem quer ficar longe do carnaval em SP encontra nas instituições dedicadas à cultura um oásis de paz e muito conhecimento. A cidade tem o melhor roteiro cultural do Brasil, com uma profusão de espaços exclusivos para a arte.

Muitos desses locais guardam dias ou até períodos maiores com a entrada gratuita. Antes de fazer a sua visita, vale a pena conferir nos sites das atrações para saber quando o passeio será de graça.

Pinacoteca do estado

Localizada em frente à icônica Estação da Luz, na área central da cidade, a Pinacoteca do estado conta com um acervo incrível, com a exposição de obras de alguns dos mais importantes nomes da arte do Brasil e do mundo.

Aprecie as pinturas de Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e Cândido Portinari, bem como instalações de arte contemporânea de artistas novos.

A Pina está instalada em um imponente prédio do século XIX, que foi projetado por Ramos de Azevedo. O ambiente conta com iluminação natural junto às paredes de tijolos, e cria cenários ótimos para muitas fotografias.

Sala São Paulo

Principal espaço de concertos da América do Sul, a Sala São Paulo fica em uma antiga estação de trem no coração da cidade. O prédio foi reformado nos anos 1990 e hoje é sede da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo).

As apresentações ocorrem quase todos os dias, nas quais é possível ouvir clássicos de autores como Wagner, Beethoven, Mozart, Rossini e Tchaikovsky interpretados pelos melhores músicos do Brasil.

Outras instituições que merecem uma visita em SP:

3. Gastronomia

Desde a sua fundação, em 1554, São Paulo sempre recebeu milhares de imigrantes de todo o mundo. Essa mistura de etnias formou a cultura diversificada dos paulistanos, trazendo elementos que influenciam a vida cotidiana da cidade.

A gastronomia é uma das melhores atrações de Sampa, pois a metrópole conta com uma infinidade de restaurantes e lanchonetes, que servem o melhor da culinária de todos os cantos da Terra. Não é exagero! Na capital paulista, o visitante pode provar pratos típicos do país que imaginar.

Está a fim de saborear a comida do Peru, da Nigéria, do Japão, da Mongólia, da Coréia ou da França? Pode escolher qualquer nação que existe uma casa especializada na gastronomia típica do país em questão em São Paulo!

4. Parques e praças

Com o apelido de “selva de pedra”, muita gente se espanta com a enorme quantidade de áreas verdes disponíveis em Sampa. Para quem quer praticar exercícios em meio às árvores, aos lagos e aos vastos gramados, a cidade oferece parques e praças em todas as regiões.

Na área mais próxima à avenida Paulista, o Parque Ibirapuera é a melhor opção para os visitantes. Existem pistas de caminhada e corrida, aparelhos de ginástica, aluguel de bicicletas e patins, além de boa estrutura de alimentação e serviços.

Dentro do Ibira estão algumas das mais importantes instituições culturais de SP, como a Bienal, a Oca e o Planetário.

Conheça outros parques de Sampa:

  • Parque Trianon;

  • Parque Villa-Lobos;

  • Parque do Povo;

  • Parque da Juventude;

  • Parque da Aclimação;

  • Parque da Água Branca.

5. Cinemas e teatros

Na cidade em que tudo é grandioso, os espaços de entretenimento não poderiam ficar de fora. Só na capital são mais de mil salas de cinema, que exibem as novidades do mundo da sétima arte, mas que também abrem as telas para filmes alternativos, documentários e curtas-metragem.

Os teatros também estão presentes por toda São Paulo. São dezenas de palcos, que apresentam espetáculos de autores nacionais e grandes sucessos da Broadway.

Pronto para curtir o carnaval em SP? Já deu para perceber que dá para aproveitar muito da cidade passando bem longe da folia, certo?

Vai embarcar nessa aventura sozinho? Compartilhe este conteúdo nas redes sociais e chame os seus amigos para explorar São Paulo com você!

Deixe um comentário

Share This