Confira 5 vantagens de se hospedar em hotéis independentes

  • Home
  • Viagens
  • Confira 5 vantagens de se hospedar em hotéis independentes

O mundo está, cada vez mais, sem fronteiras. Com isso, muitos grupos empresariais, inclusive do ramo de hotelaria, acabam se instalando em diversas cidades (e até países), dividindo o espaço com negócios locais e os hotéis independentes.

Mas, afinal, qual seria a melhor opção de hospedagem, tanto para quem viaja a passeio quanto para os colaboradores de empresas que estão em viagens corporativas? Será que existe diferença no tipo de serviço?

É o que vamos abordar, agora, neste artigo! Continue a leitura e confira 5 benefícios dos hotéis independentes que justificam que eles são, sim, uma ótima escolha para as suas próximas viagens. Confira!

Hotéis independentes ou rede de hotéis?

Os hotéis independentes são classificados como todo o tipo de hospedagem que não faz parte de uma grande rede hoteleira, incluindo pousadas, hostels e resorts.

Essas redes, muitas vezes, estão presentes em vários locais do país ou, até mesmo, do mundo. Por um lado, esse fator pode até trazer uma falsa sensação de segurança, por você achar que sabe onde está, como será acolhido e como são os serviços do hotel.

Mas é preciso ter em mente que todos esses fatores podem variar de acordo com a equipe que está trabalhando naquela unidade: apesar de receberem os mesmos treinamentos, os colaboradores de um hotel podem ser menos corteses, por exemplo. Isso acontece, até mesmo, por questões culturais, e não há nada que possa ser feito para mudar.

Além disso, os empreendimentos de uma rede hoteleira seguem o mesmo padrão — o que pode deixar a impressão de que você está sempre no mesmo lugar, não viajando!

A variedade de tipos de hotéis importa?

Sem dúvida, é importante que haja uma variedade de tipos de hotéis — o que vai contra a padronização das grandes redes. Afinal, quem está viajando com a família busca um tipo de hospedagem completamente diferente de quem está a trabalho, por exemplo.

A brincadeira das crianças não combina com o silêncio necessário para uma reunião de negócios, por exemplo. Assim, ter um grupo de empresários em um almoço corporativo não é a melhor companhia para esses pequenos.

Além disso, a estrutura dos hotéis precisa ser diferente para atender a esses públicos tão distintos: salas de reuniões com data show, mesas de coworking e bares são mais interessantes para as hospedagens que costumam receber viajantes a trabalho. Enquanto que parquinhos e brinquedotecas vão agradar em cheio a garotada.

Vale ressaltar que citamos aqui, como exemplo, dois tipos diferentes de hóspedes, mas existem vários outros que podem (e devem) ser abrigados da melhor forma possível — seja em resorts, seja em hostels ou em pousadas. Cada qual possui o seu conceito de hospedagem e há lugar para todas no nosso imenso Brasil, é claro!

Quais são as principais vantagens dos hotéis independentes?

1. Foco no cliente

Do check-in ao check-out, a equipe dos hotéis pertencentes às grandes redes vai agir da mesma forma. Certamente educada, mas talvez não tão próxima e cortês como os colaboradores de um hotel independente.

Isso porque nesses estabelecimentos, o foco é o cliente. Ali, na recepção você já é notado e recebido de uma maneira mais hospitaleira. Durante toda a sua hospedagem, vai ter um time de profissionais dedicado a atendê-lo, sem normas preestabelecidas.

2. Atendimento personalizado

Essa recepção mais acolhedora e pessoal dos hotéis independentes se estende por todos os pormenores da sua hospedagem.

Suponhamos, por exemplo, que você queira uma refeição um pouco diferente do que está no cardápio, com um ingrediente a mais ou a menos, devido a uma restrição alimentar. No hotel da grande rede você pode ouvir como resposta que isso não é possível ser feito, pois vai contra as normas do empreendimento.

O mesmo pode acontecer ao solicitar mais toalhas ou a colocação sem aviso prévio de um berço no seu quarto. Os padrões dos grandes hotéis, afinal, podem trazer mais impedimentos do que benefícios.

3. Menos burocracia

Continuando com os exemplos do tópico anterior, a equipe do hotel independente não vai ver problemas em alterar o prato para você e saberá que não custa nada buscar um berço para que o seu filho durma melhor.

Tudo é feito com menos burocracias, inclusive sem os processos desgastantes de entrada e saída que acontecem nos grandes hotéis — e que trazem tantos aborrecimentos (e até atrasos!).

Se você viaja sempre a trabalho para a mesma cidade e o mesmo hotel, o empreendimento independente, certamente, já saberá de cor as suas preferências e a equipe criará, de fato, uma amizade com você. O que pode deixar mais leves os dias fora de casa, não é mesmo?

4. Originalidade

Desde a decoração até os serviços e itens que são oferecidos pelo hotel, tudo compõe a identidade do local — e pode fazer uma grande diferença na experiência do cliente.

Enquanto os empreendimentos das grandes redes costumam ser mais “frios e clean”, os hotéis independentes são mais aconchegantes e repletos de histórias. De fato, ninguém quer estar longe de casa, trabalhando duro, enfrentando reuniões importantes e, ainda, ter que se hospedar em um local sem vida, que mais parece um centro cirúrgico!

5. Economia

Sejamos sinceros: muitas vezes, o que pesa na hora de escolher um hotel (para a sua família ou para os colaboradores da sua empresa) é mesmo o preço.

Mais uma vez, os hotéis independentes saem na frente! Afinal, esse tipo de hospedagem tem menos custos administrativos do que os empreendimentos das grandes redes, que precisam arcar com as despesas, o marketing e todo o custo de carregar uma bandeira de renome.

Além disso, os hotéis independentes aplicam os seus lucros em sua própria estrutura, investindo em uma experiência cada vez melhor para os seus hóspedes.

Viu só como os hotéis independentes são a melhor escolha, tanto para a sua empresa quanto para os seus colaboradores que ficarão lá hospedados? Inclusive, profissionais satisfeitos trabalham mais e melhor, não se esqueça disso!

Se você quiser conhecer boas opções desse tipo de hospedagem e receber sempre os melhores conteúdos referentes a viagens corporativas, assine a nossa newsletter!

Deixe um comentário

Share This