Confira 10 itens que você deve avaliar antes de viajar de carro

  • Home
  • Curiosidades
  • Confira 10 itens que você deve avaliar antes de viajar de carro

Fim de ano chegando, tempo de planejar as tão desejadas férias. Algo muito comum nesse tempo de descanso é viajar de carro. Neste post, preparamos algumas dicas importantes para garantir a sua segurança e evitar situações inconvenientes. São cuidados básicos, que podem ser tomados pelo próprio motorista, e a revisão, feita por um bom mecânico.

 

Confira 10 itens que você deve avaliar antes de viajar de carro:

 

1- Motor 

Considerado o “coração” do carro, é o que faz com que toda essa grande engrenagem funcione. Um bom teste é dar a partida com os vidros das janelas abaixados, isso ajuda a verificar se há algum barulho estranho. Vale também observar o nível do óleo: a melhor hora para isso é quando o motor está quente. Basta localizar a vareta, retirá-la e observar o nível. Se estiver abaixo do que é recomendado, faça a troca. Utilize sempre o que é recomendado pela montadora do veículo. 

 

2- Combustível e filtros de ar 

Itens ligados diretamente ao funcionamento do motor. Abasteça em postos confiáveis e use sempre combustível de qualidade. Verificar a condição ideal do filtro é simples: basta localizá-lo, abrir o recipiente e observar se o filtro tem muita sujeira e poeira. Se continuar branco, está em bom estado. Se estiver preto ou marrom, é hora de trocar por um novo filtro. 

 

3 – Freios

Item fundamental de segurança. Esse sistema deve ser revisado, a cada 10 mil quilômetros rodados, em uma boa oficina mecânica ou na própria concessionária. Se o pedal estiver duro, com perda de eficiência, ruídos ou trepidações, é hora de uma avaliação detalhada. Se o fluido estiver baixo, faça a troca e peça ao mecânico para verificar possíveis vazamentos. 

 

4 – Pneus

É bom mantê-los calibrados e o estepe também entra nessa conta. Faça o balanceamento assim que perceber vibrações no volante. O alinhamento é indicado na troca do conjunto ou no caso de desequilíbrio direcional. 

 

5 – Bateria 

Já girou a chave e ouviu aquele barulho indicando que a bateria não está nas melhores condições? Não é uma sensação legal… Há duas maneiras de verificar se ela está em bom estado de funcionamento: verificar se os terminais estão limpos e sem corrosão ou usar um voltímetro nos polos. 

 

6 – Suspensão

Sistema que garante o amortecimento e a estabilidade do carro. Molas, buchas, amortecedores, bandejas, pivôs e batentes devem passar por revisão periódica. Fique atento a ruídos e puxadas de direção. 

 

7 – Luzes 

Ajudam na sinalização do que o motorista vai fazer e também de como está o funcionamento de determinados componentes. Observe as luzes de freio e de ré, setas, lanternas e faróis. 

 

8 – Limpador de para-brisa

Observe se as hastes, borrachas e lâminas estão funcionando normalmente. Na limpeza das borrachas das palhetas, o indicado é usar somente água. 

 

9 – Cabos e velas

A falta de manutenção pode comprometer o funcionamento de vários componentes do carro. As montadoras recomendam que as velas sejam verificadas a cada 10 mil quilômetros rodados. Os cabos, a cada 50 mil km. 

 

10 – Itens de emergência

Muitas vezes, a gente lembra desses objetos apenas quando algum problema acontece. Chave de roda, macaco, triângulo, extintor de incêndio e estepe são alguns dos itens que é bom ter em viagens de carro. Tenha certeza de que eles estão prontos para uso. 

 

Tudo revisado e malas prontas! Agora, é só aproveitar o destino. Seja para BH ou SP, você pode contar com a gente para ter uma hospedagem ainda melhor.

Deixe um comentário

Share This