Como funcionam as avaliações do Trip Advisor?

Quando você planeja uma viagem, seja com finalidade turística ou corporativa, tem o hábito de pesquisar as impressões sobre o hotel em que vai se hospedar, a localização, pontos turísticos próximos e outros detalhes? Em caso afirmativo, provavelmente já se deparou com as avaliações do Trip Advisor.

O site, criado em 2000, é muito mais do que um guia de destinos online. Seu principal diferencial são as resenhas e impressões deixadas por viajantes sobre os mais diversos tipos de estabelecimentos, de hotéis a museus. Porém, ao buscar mais detalhes sobre o seu destino no Trip Advisor, é aconselhável filtrar as informações dos usuários.

Quer entender como fazer a pesquisa e viajar com maior segurança? Veja em nosso artigo como os feedbacks dos usuários ajudam a planejar melhor a sua viagem.

Entenda como funciona o Trip Advisor

O site é uma grande plataforma na qual os usuários registram suas impressões sobre diversos estabelecimentos (ou mesmo experiências) ao redor do mundo. Nele, é possível encontrar desde avaliações sobre os serviços de limpeza de um determinado hotel até passeios e restaurantes próximos, bem como faixa de preço e todo o tipo de particularidade.

O próprio Trip Advisor confere um certificado de excelência para os estabelecimentos que mais se destacam pela qualidade e boa relação custo-benefício. Essa é uma boa forma de começar a sua pesquisa. Mas não pare por aí! Aproveite para conferir fotos, tanto as oficiais do estabelecimento, quanto as tiradas por outros viajantes.

Logo abaixo das fotos, será possível ver a nota do estabelecimento, que corresponde à média das opiniões dos usuários da página. Você ainda pode clicar em avaliações para ler com detalhes o que cada visitante escreveu.

Para utilizar o site, é muito simples. Basta inserir seu destino na barra superior da página para ter acesso às sugestões de hotéis, restaurantes, passeios e outras atividades. Se você quer pesquisar especificamente um hotel ou outro estabelecimento, o ideal é inserir o seu nome na barra de pesquisas.

Depois, é só navegar pelas fotos e avaliações, para formar sua própria opinião. As opiniões — pelo menos a maioria delas — são de viajantes reais, que visitaram, de fato, o local. Mas infelizmente, existem perfis criados com o intuito de vender resenhas positivas. Embora o Trip Advisor informe que possui uma equipe especializada, capaz de banir tais usuários, vale ter cuidado.

Descubra como fazer pesquisas mais eficientes

Além de ter cuidado com possíveis perfis falsos, existem algumas maneiras de fazer pesquisas mais eficientes no Trip Advisor. Confira nossas dicas:

  • ao pesquisar uma determinada localidade, muitas vezes os resultados da primeira página estão viciados pela quantidade de usuários que visualizaram a mesma coisa. Então, nunca concentre sua pesquisa apenas na primeira página;

  • utilize os filtros disponíveis no site para melhorar os resultados de sua pesquisa;

  • se tiver dúvidas sobre o destino, pacotes, preços ou qualquer outra coisa, utilize o fórum, onde os questionamentos estão divididos por destino ou tipo de viagem;

  • salve suas pesquisas para consulta posterior;

  • no caso de uma pesquisa sobre hotéis, no lado esquerdo da tela, dá para verificar os preços da diária, para o período desejado, em diversos sites parceiros. Depois de fazer isso, procure diretamente no Google os preços para hospedagem, inclusive na página do próprio estabelecimento.

Confira as avaliações do Trip Advisor antes de escolher

Como já dissemos, as avaliações de outros viajantes são muito importantes para você formar a sua própria opinião antes de decidir sua viagem. Então, vale a pena verificar o que outros usuários do site comentam sobre o local que você pretende visitar e analisar os pontos positivos e negativos de cada um deles.

Use os filtros disponíveis no site

As resenhas podem ser filtradas pelo assunto que você quer saber mais. Por exemplo, ao fazer uma busca nas opiniões sobre um determinado hotel, é possível escolher o perfil do viajante. Pessoas que viajam em família costumam ter opiniões completamente distintas de um casal que deseja privacidade ou de alguém que participa de um evento de trabalho em outra cidade.

Ainda há possibilidade de pesquisar pelo tipo de avaliação, clicando em uma das caixas abaixo de “pontuação dos visitantes”. Cuidado ao ler críticas excessivamente negativas: pode ser que tenha ocorrido algo pontual com aquele determinado visitante, que prejudicou sua visão geral sobre o serviço prestado.

Tenha cautela com feedbacks negativos

Sempre preste atenção ao volume de resenhas positivas e negativas. Ou seja, se a grande maioria avaliou de forma positiva, observe o que ocorreu de errado, na visão dos usuários que deram feedback negativo. Além desse cuidado, verifique quando o fato negativo aconteceu.

Esse, aliás, é um filtro importante. É possível que uma crítica feita há alguns anos já tenha sido solucionada pelo empreendimento. Dependendo da data da reclamação, o local já pode ter sido reformado, seu cardápio atualizado, a equipe melhor treinada, entre diversas outras variáveis. Então, concentre-se nos depoimentos mais recentes.

Observe a data do comentário

Outro aspecto importante é checar a época da viagem de quem comentou. O viajante reclamou de um restaurante ou piscina cheios em uma época de férias ou feriado na cidade? Mencionou dificuldade de acesso ao estacionamento durante um final de semana, ainda que exista uma ciclovia na rua do empreendimento?

Tudo isso precisa ser considerado para que a sua escolha seja feita da melhor maneira. Até mesmo a estação do ano faz diferença na opinião de alguns hóspedes sobre o destino escolhido. Afinal, questões relacionadas à temperatura do local ou outras condições climáticas podem interferir na avaliação dos visitantes.

Faça a melhor escolha

Depois de entender o que considerar ao pesquisar seu destino no Trip Advisor, fica mais fácil analisar com critério todas as resenhas. Não se esqueça de conferir algumas características importantes, como localização e facilidade de acesso ao seu meio de transporte (aeroporto, rodoviária ou proximidade de transporte público, entre outros).

Também é interessante verificar a distância do local de hospedagem a outros pontos de interesse. Por exemplo, se você vai viajar a trabalho, para participar de um evento ou visitar uma filial da empresa, é importante que o hotel ofereça fácil acesso a esses lugares. Além disso, se pretende realizar reuniões no local, confira se existem salas apropriadas para isso.

Se o motivo de sua viagem é turismo ou lazer, avalie também a proximidade dos locais que quer visitar, atrações e restaurantes do entorno. As avaliações do Trip Advisor também ajudarão a escolher os melhores lugares para suas refeições.

Agora que você já sabe como fazer a busca de destinos de forma eficiente, comece a planejar sua próxima viagem. Se for viajar sozinha, continue a leitura em nossa página e confira algumas dicas extras!

Deixe um comentário

Share This