Como escolher o modelo ideal para meu evento corporativo?

Todo evento corporativo é importante para os objetivos da empresa. Nesse sentido, cabe aos organizadores alinharem as atividades e layout do evento para que esse objetivo seja alcançado. Portanto, iremos mostrar quais são os principais tipos de eventos e as suas características para facilitar a sua identificação. Vamos lá?

 

O que é um evento corporativo?

O primeiro passo, antes de conhecer os diferentes tipos de eventos, é entender o que é um evento corporativo. Basicamente, os eventos corporativos têm como objetivo promover a interação entre participantes, ou seja:

  • Compartilhar conhecimentos.
  • Desenvolver o relacionamento com clientes e parceiros.
  • Lançar
  • Celebrar uma conquista e muito mais.

Tendo isso em mente, conheça, agora, quais são os 5 principais tipos de eventos corporativos.

 

1. Congressos

Os congressos são eventos de maior porte que acontecem dentro de um determinado período de tempo. Esse período tende a variar entre 3 a 7 dias.

A principal característica de um congresso é a presença de vários microeventos. Isto é, um grande evento formado por diversos eventos, como palestras, debates, workshops, mesas redondas, etc.

Desse modo, os congressos são ótimos para informar sobre o que está acontecendo no atual cenário do mercado. Até porque, devido a sua abrangência, é possível obter diversos insights muito interessantes.

 

2. Convenção

As convenções também podem integrar outras microatividades. No entanto, apesar de serem semelhantes aos congressos, elas possibilitam uma participação mais ativa do público.

Elas servem para reunir os colaboradores de um nicho ou empresa, estimulando-os ao debate por meio de uma mediação. Esses debates também são ótimos para traçar novos objetivos e compartilhar metas alcançadas.

 

3. Workshops

A tradução de workshop, em português, significa: “oficina”. Isso não é por acaso, tendo em vista que os workshops são voltados para detalhar e aprofundar um tema de forma mais prática.

Geralmente, nesse tipo de evento há um moderador e um ou dois expositores. Já a sua dinâmica de sessão é organizada em três momentos, que são:

  • Exposição.
  • Discussão em grupos ou equipe.
  • Conclusão.

A duração de um Workshop varia entre 1 a 2 turnos de 4 horas. Por conta disso, é muito importante que eles sejam dinâmicos e que tenham intervalos planejados.

 

4. Feiras

As feiras são eventos nos quais diversas empresas expõem os seus produtos, serviços e inovações. Em grande parte desse tipo de evento, não é permitida a comercialização durante sua execução. Isso se deve, pois esse é um ótimo espaço para desenvolver o network.

Algumas empresas também costumam executar atividades no próprio stand, como demonstrações de produto e outras iniciativas para atrair o público.

 

5. Conferências

As conferências funcionam como reuniões com a participação de especialistas para debaterem determinado assunto.

A sua dinâmica funciona em duas partes: o auditório e os expositores. No qual, um assunto previamente escolhido é debatido e desenvolvido. No final desse período, os especialistas respondem às perguntas formuladas pelo auditório.

Diferentemente das palestras, as conferências podem trabalhar mais um tema, pois possuem mais espaço para debates.

 

Escolha o modelo mais adequado para o seu evento corporativo

Agora, que você sabe quais são os principais tipos de eventos corporativos, esperamos ter te ajudado. Encontre o modelo ideal para o objetivo da sua empresa.

Não se esqueça de avaliar o porte do seu evento. Pois, muitas vezes, um evento pequeno pode ser melhor dependendo da sua meta. Principalmente, se for para obter melhores resultados internos.

Veja também: quais são os 7 erros no planejamento de viagens corporativas.

Deixe um comentário

Share This