Artistas de São Paulo: conheça as atrações culturais da cidade

  • Home
  • Curiosidades
  • Artistas de São Paulo: conheça as atrações culturais da cidade

A rotina cultural paulistana é intensa e diversificada. Por isso, quem está na cidade a trabalho pode contar com atrações diferenciadas para os momentos de relaxamento e lazer.

Os artistas de São Paulo se expressam de várias maneiras e, dessa forma, independentemente do seu estilo, é possível encontrar atividades interessantes. Quer conhecer alguns locais para aproveitar os momentos de folga? Então, continue a leitura!

Galeria Vermelho

Fundada em 2002 por Eliana Finkelstein e Eduardo Brandão, é um espaço de exposições inovador que surgiu da necessidade de um local apropriado para demonstrar as obras de artistas emergentes.

Onde fica?

A Galeria Vermelho fica na Rua Minas Gerais, nº 350, no centro da cidade. O horário de funcionamento é de terça à sexta, das 10h às 19h; e aos sábados, das 11 h às 17 h.

Porque devo ir?

A especialidade da casa é a arte contemporânea representada por artistas renomados, como Dora Longo Bahia, Lia Chaia e Rosângela Rennó.

A galeria não realiza somente exposições, mas também performances e exibições de filmes de arte. No mesmo pátio, também estão sediados o restaurante Sal Gastronomia, do Chef Henrique Fogaça e o pub Admirals Place.

Museu de Arte de São Paulo (MASP)

Fundado em 1968 por Assis Chateaubriand e Pietro Maria Bardi, o MASP conta com a coleção mais importante do Hemisfério Sul, entre artistas brasileiros e estrangeiros, com um acervo que cobre do século XIX ao XX.

Onde fica?

O MASP está localizado no coração da cidade, a Avenida Paulista, nº 1578. O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 10h às 18h, com exceção das segundas-feiras. Vale lembrar que a bilheteria funciona até uma hora antes do fechamento.

Porque devo ir?

O MASP abre espaço para os artistas paulistanos coexistirem com as grandes obras que fazem parte do acervo, como Rafael Sanzio, Van Gogh e Manet. Outro detalhe é a arquitetura do prédio, projeto de Lina Bo Bardi, que se tornou símbolo da capital paulista.

Galeria do Rock

O lugar perfeito para quem é apaixonado por música ou procura por sons alternativos, a Galeria do Rock foi fundada em 1963. É um verdadeiro conjunto de lojas, no qual podemos encontrar artistas de todos os tipos.

Onde fica?

Na Rua 24 de Maio, com horário de funcionamento de segunda a sábado, das 9h às 19h30; e aos domingos, das 10h às 16h.

Porque devo ir?

O local é ideal para quem gosta de curiosidades. São 450 estabelecimentos dedicados a produtos criativos, além de lojas com design diferenciado, que vendem desde de miniaturas e LPs raros a roupas e acessórios.

Casa das Rosas

O Centro Cultural Haroldo de Campos de Poesia e Literatura é um dos cartões-postais da capital de SP. Fundado em 1991, o casarão que abrigava um dos maiores e mais belos jardins de rosas foi projetado pelo arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo (1851-1929).

Onde fica?

A Casa das Rosas está situada na Avenida Paulista, nº 37. O horário de visitação é nas terças e quintas, das 14h às 16h; quartas, das 10h às 12h e das 14h às 16h.

Porque devo ir?

Na casa existe uma biblioteca com, aproximadamente, 35 mil livros da coleção pessoal do poeta, tradutor e ensaísta Haroldo de Campos, que faleceu em 2003. Além disso, o centro oferece eventos culturais, cursos e exposições relacionadas à literatura.

Museu da Imagem e do Som (MIS)

O Museu da Imagem e do Som está instalado em um prédio da década de 1970, e é um verdadeiro convite ao universo do cinema, TV, fotografia, som, vídeo, artes gráficas e demais mídias visuais.  

Onde fica?

Na Avenida Europa, nº 158. Funciona de terça a sábado, das 12h às 22h; e aos domingos, das 11h às 21h.

Porque devo ir?

Além de todo o acervo de mídias visuais, o MIS ainda oferece festivais de cinema, com programação permanente de filmes, vídeo e televisão, debates e palestras.  

Essas são apenas algumas das opções de lazer e cultura no qual podemos conhecer um pouco mais sobre os artistas de São Paulo. Faça seu roteiro, veja quais artistas você se mais identifica e programe-se!

Se você já escolheu os lugares que quer visitar, compartilhe este artigo com os seus amigos nas suas redes sociais!

Deixe um comentário

Share This