Aprenda agora como dobrar roupas para viagem com Marie Kondo!

Manter a ordem, livrando-se do excesso e preservando o essencial: esse é o lema do método de organização de Marie Kondo, que escreveu o best seller “A Mágica da Arrumação”. Utilizando as práticas propostas pela autora, é possível economizar espaço e aprender como dobrar roupas para viagem, mantendo a mala arrumada de forma funcional.

Essa organização, aliás, é fundamental, especialmente para viajantes que precisam arrumar e desarrumar malas com frequência. Além de reduzir o risco de taxas cobradas pelas companhias aéreas por excesso de bagagem, uma mala funcional faz toda a diferença quando você chega em seu destino. Quer aprender como usar o método KonMari para organizar sua mala? Confira em nosso post todas as dicas!

Entenda o método criado por Marie Kondo

A ideia por trás da metodologia criada pela japonesa Marie Kondo é o desapego. Segundo ela, as pessoas devem se desfazer de itens — roupas, calçados, livros e outros objetos com valor emocional — que não usam mais, evitando acumular coisas desnecessárias.

Para melhorar a organização dentro de casa, ela sugere criar categorias para os objetos e arrumar uma de cada vez. Depois, é preciso fazer uma faxina em cada uma dessas categorias, abrindo mão de itens sem utilidade. A ideia é que não é necessário guardar tudo, apenas as coisas que ainda são usadas ou, nas palavras da autora, que trazem felicidade. 

Assim, em resumo, o KonMari estabelece que objetos desnecessários devem ser descartados. O critério para a escolha do que fica e do que vai é muito pessoal, já que a intenção é manter por perto coisas que possam proporcionar bem-estar. Aliás, o segundo livro lançado pela especialista em arrumação, “Isso me traz alegria”, fala justamente desse assunto.

Descubra como aplicar essa ideia ao fazer suas malas

Agora que você já entendeu a filosofia aplicada no método de organização de Marie Kondo, deve estar se questionando como fazer isso ao arrumar suas bagagens. Afinal, de que maneira usar esse critério — objetos que trazem felicidade — para arrumar a mala?

A dificuldade pode ser ainda maior no caso de uma viagem corporativa, quando muitas vezes é necessário levar uma série de itens que não são simples de enquadrar nessa categoria, como documentos e materiais de trabalho diversos, além de roupas mais sóbrias e calçados nem sempre confortáveis.

Como proceder, então? A dica é ter objetividade ao escolher o que levar, evitando carregar peças que não serão usadas. Por isso, confira a agenda de compromissos e a previsão do tempo no local e planeje qual será a peça ideal para cada ocasião. Opte por roupas que possam combinar entre si, criando looks diferentes com o uso de acessórios.

Aproveite e confira quais documentos pessoais são realmente necessários. Por exemplo, não é preciso levar o passaporte se você não for sair do país. Quanto aos documentos profissionais, verifique a possibilidade de utilizar materiais online, sem que seja necessário levar pastas cheias de papéis.

Escolha também, com moderação, outros itens de uso pessoal, como maquiagens, perfumes e cremes. Opte por embalagens menores e tenha em mente que você não precisa levar todos os seus batons ou a caixa de maquiagem completa!

Saiba como dobrar roupas para viagem e organizar sua mala

Depois de selecionar com critério o que levar, é importante organizar a mala de forma equilibrada, otimizando o espaço. Para não amassar suas peças e aproveitar melhor a bagagem, confira as nossas dicas, inspiradas na metodologia KonMari. Vale lembrar que o método de dobrar roupas é ideal tanto para sua mala quanto para seu armário!

Use sacolas para guardar os calçados

Coloque cada par de calçados em uma sacola plástica diferente, mas evite excessos! Além disso, aproveite o espaço interno de cada saquinho para armazenar meias ou outros objetos menores, como bijuterias (se forem pequenas e devidamente armazenadas em embalagens próprias) ou cintos.

Dobre corretamente camisas e camisetas

Dobre as pontas/mangas das roupas em direção ao centro. Elas ficarão em um formato de retângulo, que deve ser dobrado ao meio, no sentido do comprimento. Depois, dobre a peça em três partes, para reduzir o espaço ocupado na mala. Cuidado para que as golas não amassem! O ideal é que elas fiquem na parte interna da dobradura.

Faça pequenos rolinhos em calças e saias

A melhor opção para evitar dobras fora do lugar é fazer pequenos rolinhos com as peças. Procure dobrá-las no local da costura e enrolá-las no sentido do comprimento. Sempre feche o zíper e abotoe a roupa.

Tenha embalagens especiais para pequenos objetos e produtos de higiene

Bijuterias, carregadores, cintos e outros objetos menores devem ser colocados em sacos com fecho ou necessaires, evitando que se percam na mala. O mesmo vale para sabonetes, shampoos e cremes. Nesse caso, opte por embalagens menores, que ocupam menos espaço.

Vale lembrar que existem frascos próprios que podem ser utilizados com essa finalidade. Assim, você deixa a embalagem maior em casa e leva somente o que for necessário para o período da viagem. É recomendável armazenar os itens de higiene pessoal em embalagens à prova d’água, que preservam suas roupas em caso de acidentes.

Encaixe as peças

Além da sugestão de armazenar itens menores dentro de calçados, procure organizar a mala de forma que as peças se encaixem umas nas outras. Sutiãs e tops com bojo, por exemplo, devem ser dobrados de forma que essa parte da peça não seja amassada. Esse espaço côncavo ainda pode abrigar pequenos itens.

Não empilhe as roupas

Organize sua mala de forma que todas as peças possam ser facilmente visualizadas. Assim, tente não empilhar as roupas, pois isso pode fazer com que uma delas fique esquecida no fundo da mala. Itens maiores, como casacos, devem ser colocados por cima das demais peças.

Deixe espaço livre

Seguindo as dicas de Marie Kondo, pense que, durante a viagem, algum item (souvenir, roupa ou objeto de decoração, por exemplo) possa ser capaz de proporcionar felicidade a você. Assim, mantenha algum espaço livre na mala, para poder retornar com essas lembranças de viagem!

Por fim, lembre-se também de organizar a mala de mão. A bagagem que vai com você na cabine do avião deve conter seus documentos, celular, notebook e medicamentos (se necessário) para uso durante a viagem. Se for um trajeto aéreo, preste atenção quanto ao volume de líquidos permitido!

Entendeu como dobrar roupas para viagem? Se o seu destino é mais formal e você necessita de um terno, descubra como levá-lo na mala sem amassar!

Deixe um comentário

Share This