Almoço de negócios: descubra como causar uma ótima impressão

  • Home
  • Curiosidades
  • Almoço de negócios: descubra como causar uma ótima impressão

Você conseguiu, finalmente, marcar aquele importante almoço de negócios, que pode render bons frutos para a sua empresa — ou até mesmo para a sua carreira. Então está tudo certo, não é mesmo? 

Ainda não! Para surpreender positivamente os convidados, é preciso planejar o seu almoço com detalhes, garantindo que nada saia errado. Afinal, um local inadequado, de difícil acesso ou com um menu exótico demais, pode irritar qualquer pessoa e colocar a sua reunião a perder.

Vale lembrar que, além do restaurante, a sua postura também conta muitos pontos nessa importante negociação. Por isso, respeitar as regras de etiqueta e evitar os exageros é fundamental.

Parecem ser muitos detalhes, não é mesmo? Não se preocupe! Seguindo as nossas dicas, você, com certeza, vai causar uma ótima impressão e colher os frutos desse encontro. Veja só!

Escolha o lugar certo para o seu almoço de negócios

O menu deve agradar a todos

Atentar-se ao estilo do restaurante é um bom primeiro passo a seguir rumo ao sucesso da sua reunião. Lembre-se de que nem todos os tipos de comida agradam a todos os paladares.

Por mais que você ame a culinária japonesa, por exemplo, há quem não aprecie os peixes crus. Da mesma forma, nem mesmo a melhor churrascaria da cidade vai agradar a um convidado vegetariano. Isso sem falar nas iguarias exóticas demais! Deixe para conhecê-las com a sua família no fim de semana.

Uma boa dica para evitar esse tipo de constrangimento é escolher um restaurante com um menu, digamos, mais brasileiro. Pratos tradicionais e sem grandes surpresas podem parecer simples à primeira vista, mas são garantia de satisfação quando bem preparados. Um self-service de qualidade, com opções para todos os gostos, também é uma boa opção.

Independentemente do estilo e do menu que você escolher, lembre-se que a qualidade do que for servido é primordial. Preze pelo sabor e pela comida bem-feita.

O acesso deve ser fácil

Hoje em dia, ninguém consegue fugir do trânsito e, em muitos lugares, chegar ao local de destino sem se atrasar é um verdadeiro desafio.

Por isso, tente evitar esse estresse para os seus convidados, escolhendo um restaurante que seja próximo de onde eles estão. Dessa forma, o deslocamento será fácil e, sem o nervosismo do trânsito, a sua reunião irá fluir de forma mais harmoniosa — e, consequentemente, terá mais chances de dar tudo certo. 

O ambiente deve ser tranquilo

Imagine conversar sobre assuntos importantes, fazer networking ou tentar fechar algum negócio em um ambiente extremamente barulhento (seja pelo excesso de pessoas, o som exagerado ou as TVs ligadas em alto volume). Impossível, não é verdade?

Há assuntos que exigem toda a nossa concentração, além de certa privacidade.

Dê preferência, então, aos locais mais tranquilos, sem interferências de aparelhos de som ou TV (no máximo uma música ambiente) e que ofereça mesas mais reservadas, longe da circulação de clientes e garçons a todo instante.

Mantenha a postura

Seja pontual

Chegar ao local com antecedência permite que você avalie toda a situação, escolhendo a melhor mesa e conferindo o cardápio, caso você ainda não conheça o estabelecimento.

Mas, infelizmente, um pequeno atraso pode acontecer por causa do trânsito. Nesse caso, ligue avisando a que horas você vai chegar e peça desculpas. Se possível, entre em contato com o restaurante e peça para que seja servido um mimo às pessoas que estão lhe aguardando, como uma deliciosa entrada ou uma especialidade da casa.

Por fim, tenha sempre um aplicativo de carro na manga, seja para pedir um transporte para você ou para os seus convidados, ao fim da reunião.

Comporte-se à mesa

As regras de etiqueta mais comuns são fundamentais em um almoço de negócios: mantenha o tom de voz moderado, use os talheres corretamente, mastigue de boca fechada e não fale de boca cheia.

Além dessas lições que a sua mãe lhe ensinou, existe uma nova regra para os nossos tempos modernos: desligue e guarde o celular. Ao menos que seja indispensável que você atenda a alguma chamada durante a reunião, mantenha o telefone distante. Seu convidado sentirá que é importante, tendo toda a sua atenção. E além disso, não há nada mais deselegante do que interromper uma conversa com o celular tocando a todo instante.

Evite os exageros

Parece óbvio, mas muitas pessoas ainda não seguem essa dica. Saber comporta-se à mesa inclui não exagerar — tanto na comida quanto na bebida. Além de passar uma imagem de descontrole ou até mesmo de ansiedade, ao comer exageradamente, você pode acabar levando o foco da reunião para a sua atitude excessiva.

Por isso, a dica é pedir um prato leve, que não deixe você lânguido ou até mesmo desconfortável ao fim do almoço. Imagine-se com a barriga estufada, tendo que soltar um botão da calça ou ainda ter eructações (os famosos arrotos) na mesa!

Quanto ao consumo de álcool, nem é preciso prolongar o assunto, não é mesmo? Se os seus convidados beberem, você pode até aceitar uma pequena dose para acompanhá-los, mas beba vagarosamente (de preferência, só um pouco), intercale com água e jamais perca a sobriedade.

Mantenha o controle da situação

Com pequenos gestos, você pode passar aos seus convidados uma imagem de segurança, iniciativa e controle. Se já conhecer o restaurante, indique aos seus convidados (com gentileza) um prato de que gosta, por exemplo.

E ao final do almoço, pague a conta — de preferência, sem que as outras pessoas da mesa percebam. Se alguém insistir em pagar ou dividir o valor, permita que pague a gorjeta ao garçom.

Controle a ansiedade após o encontro

Você seguiu todas as dicas, manteve a postura e a reunião fluiu como desejado. Mas se por algum motivo o negócio não foi fechado ali mesmo na mesa, controle a ansiedade e não fique pressionando.

Se foi combinado um retorno até o fim da tarde, por exemplo, aguarde pacientemente, e entre em contato no outro dia pela manhã. Essa atitude, além de demonstrar respeito, mostra que você não está desesperado (ainda que esteja).

Mas fique tranquilo! Se você cuidou de todos os detalhes e a sua proposta é boa, o seu almoço de negócios vai ser, sim, um sucesso. 

Para ajudá-lo a garantir esse resultado positivo, que tal conhecer o nosso ambiente? Temos toda a estrutura necessária para a sua reunião corporativa em Belo Horizonte e São Paulo, desde a melhor hospedagem a um completo centro de convenções. Fale com a nossa equipe e saiba como fazer a sua reserva.

Deixe um comentário

Share This