Alimentação saudável em viagem a trabalho: veja como é possível!

  • Home
  • Curiosidades
  • Alimentação saudável em viagem a trabalho: veja como é possível!

Manter a alimentação saudável em viagem a trabalho é um dos grandes desafios enfrentados por trabalhadores de diversas áreas para participar de reuniões, acertar negócios ou comparecer a feiras e seminários em outras cidades. Nessas ocasiões, a rotina de exercícios também é prejudicada, comprometendo os cuidados com a saúde.

No entanto, com a adoção de algumas práticas, um pouco disciplina e boa vontade é possível driblar essa situação e manter hábitos saudáveis mesmo durante as viagens corporativas. A princípio, pode até parecer difícil. Mas, para ajudá-lo nesse processo, preparamos com esse artigo algumas dicas simples e muito práticas. Confira e aproveite!

Leve seus alimentos saudáveis na bolsa

Ao planejar a sua viagem, é difícil prever certos contratempos que podem surgir pelo caminho, como a ausência de estabelecimentos com alimentos saudáveis tanto no aeroporto quanto na rodoviária, ou de locais próximos ao seu compromisso que correspondam às suas necessidades alimentares de forma balanceada.

Além disso, nem sempre você vai encontrar tempo disponível para percorrer ruas e avenidas em busca de uma lanchonete, bar ou restaurante que consiga atendê-lo, assim como não terá oportunidade de recorrer ao restaurante do hotel em todas as ocasiões. Mas, uma pessoa prevenida está sempre preparada para qualquer situação!

Nesses casos, a melhor solução é levar em sua bolsa ou mochila o seu estoque de alimentos saudáveis. Antes de viajar, tente passar em um supermercado ou estabelecimento que venda o tipo de comida que mais atende à sua preferência e possa ser transportado durante a viagem. Você também pode preparar sanduíches e outros snacks e carregá-los na bagagem.

Outra boa notícia, é que todas essas opções também podem ser armazenadas no frigobar do seu quarto de hotel.

Evite substituir refeições

Uma das práticas mais comuns em uma viagem, sobretudo a de negócios, é substituir as refeições. Há quem deixe de tomar o café da manhã, por exemplo, com receio de se atrasar para algum compromisso; há quem substitua o almoço por um lanche rápido devido à agenda apertada; e há quem troque o jantar por outra comida para ter mais horas de sono.

O que a princípio podem parecer alternativas práticas, na verdade mascaram uma situação que pode acabar prejudicando a sua saúde e os seus hábitos alimentares saudáveis. Então, programe-se para que você não perca nenhuma refeição e nem precise substituí-la por comidas pouco recomendáveis.

Se você tem medo de se atrasar para um compromisso, uma boa dica é levantar um pouco mais cedo e tomar um bom café da manhã. Apesar da agenda apertada, tente reservar 30 minutos para almoçar bem e com certa tranquilidade e, mesmo com sono, não deixe de fazer o seu jantar.

Pratique exercícios físicos no próprio hotel

Em casa, você provavelmente tem o hábito de fazer uma caminhada ou praticar uma corrida pela manhã ou à noite. Talvez a sua preferência seja pela academia ou por aquela aula de pilates. Ou, ainda, o futebol com os amigos, o rali de natação e aquele duelo de tênis que parece uma disputa em Roland Garros.

Porém, quando se está em outra cidade a trabalho, como manter a rotina de exercícios e não ver o seu desempenho atlético prejudicado? A solução é mais simples do que parece! Hoje em dia, é possível encontrar muitos hotéis que contam com academias e outras estruturas próprias disponíveis para que os hóspedes possam manter o seu pique em dia.

Então, não perca tempo e aproveite essa facilidade para seguir uma rotina de exercícios. Pode ser que você não consiga realizar tudo o que está acostumado a fazer, mas certamente terá a oportunidade de fazer uma corrida na esteira, praticar algum alongamento ou levantar alguns pesos. Assim, o sedentarismo não conseguirá alcançá-lo!

Realize as suas refeições dentro do hotel

Viagens são tentadoras, e sempre sentimos aquela vontade de experimentar algo diferente do que estamos acostumados a comer, não é mesmo? Mas, quase sempre, essas alternativas não são nada saudáveis e, certamente, vão nos tirar da dieta ou nos levar a consumir alimentos que não deveríamos.

Uma opção para manter a rotina alimentar e escapar das tentações é realizar as refeições no hotel, principalmente quando houver um serviço de quarto disponível. Assim, você vai conseguir ter um maior controle sobre a sua alimentação e solicitar pratos que estejam alinhados à sua base alimentar.

Outra boa alternativa é aproveitar o frigobar disponível em seu quarto para armazenar sanduíches naturais e frutas, possibilitando lanches rápidos e mais saudáveis.

Peça o seu café da manhã no quarto

Falando em tentação, o café da manhã do hotel é um prato cheio para sair da rotina alimentar e se ver em meio a carboidratos e alimentos nem um pouco saudáveis. Isso se deve à grande variedade de comidas deliciosas que saltam aos nossos olhos e dão água na boca até nos paladares mais exigentes.

Muitas pessoas até conseguem manter a compostura e resistir ao impulso de saborear delícias como bolo de chocolate, pão com ovo, biscoitos sortidos, iogurte, queijos, geleias, café, suco, leite, entre outros. Mas essa força de vontade não é compartilhada pela maioria da população e, por isso, é necessário adotar algumas táticas.

Pedir o café da manhã no quarto é uma alternativa interessante nesses casos. Assim, você tem a possibilidade de indicar ao hotel quais são os alimentos que devem fazer parte do seu cardápio e pode manter manter a normalidade da sua dieta com tranquilidade. Uma boa sugestão é incluir itens como frutas, granola, pão integral, sucos, iogurtes e outros itens que poderão contribuir verdadeiramente com o seu projeto para manter a saúde em dia.

Manter a alimentação saudável em viagem a trabalho pode parecer uma tarefa bastante complicada, principalmente quando o seu local de destino não oferece as mesmas condições que a sua própria cidade. Mas, com as nossas dicas, você poderá adotar novos hábitos e manter as práticas saudáveis.

Se você gostou deste artigo sobre como manter a alimentação saudável em viagem a trabalho, aproveite para descobrir também como causar uma ótima impressão em almoços de negócios. Boa leitura!

Deixe um comentário

Share This