Afinal, o que levar na mala de viagem?

Se você está se preparando para uma viagem de negócios ou lazer, mas não sabe bem o que levar na mala, chegou ao lugar certo! Aqui, você encontrará ótimas dicas sobre o que não pode faltar e as melhores formas de organizar a bagagem. Assim, você estará pronto para qualquer eventualidade ou imprevisto, aumentando sua produtividade e evitando descuidos.

Deixar alguns itens para trás pode minguar os seus planos, como o carregador do seu notebook que seria usado em uma apresentação ou o traje de banho para uma festa na piscina. A roupa adequada e os equipamentos essenciais para execução de alguma atividade, são exemplos de itens que não podem ficar de fora da sua lista.

Continue a leitura e aprenda a organizar seus itens da melhor forma!

Considerações importantes

Antes de começar a organização da sua mala de viagem, é muito importante considerar alguns pontos indispensáveis.

Cada tipo de viagem pede um conjunto específico de itens e isso precisa ser considerado com atenção. Um terno, por exemplo, pode ser fundamental em uma viagem de trabalho, mas dispensável em outras ocasiões. Sendo assim, se concentre em três pontos fundamentais:

Duração da viagem

Em primeiro lugar, considere o tempo que você ficará distante de casa, para escolher a mala de tamanho mais adequado para acomodar todos os seus itens. O tamanho exato para a sua necessidade propicia menos esforço e possibilita uma melhor acomodação dos itens.

Condições climáticas

Faça uma pesquisa prévia sobre a previsão do tempo para os dias em que você estará naquele local. Além disso, considere que alguns lugares possuem variações muito dinâmicas no clima, embora algumas regiões tenham uma predominância muito maior de uma determinada condição climática.

Possibilidades e surpresas

Quando estiver pensando sobre o que levar na mala, leve em consideração que eventos inesperados podem acontecer, para o bem ou para o mal. Então, tenha sempre um item a mais daquela peça indispensável e não deixe de levar consigo sempre algo voltado para os seus gostos pessoais, como um tênis de corrida ou uma roupa de banho.

Itens essenciais

Independentemente de qual seja o objetivo específico da sua viagem, seja ela curta ou longa, alguns itens são indispensáveis e a falta deles pode te colocar em apuros. Os aparelhos eletrônicos, por exemplo, são hoje quase uma extensão de nós. O seu aparelho celular e o notebook são itens que podem ser determinantes nos seus objetivos em outra localidade.

Embora eles não sejam normalmente colocados na mala, os itens complementares a eles, como carregadores e acessórios, são. Então, lembre-se de juntar esses objetos em um grupo para que seja mais fácil fazer a conferência. Além disso, você não pode esquecer dos produtos nas categorias a seguir!

Higiene e beleza

O shampoo favorito, protetor solar, sabonete, fio dental, cremes e perfumes. Todos esses itens são importantes quando se está fora de casa, para que você possa manter uma boa aparência e se sentir bem. Então, não deixe de conferir se cada um dos seus produtos favoritos foi incluído e estará à disposição.

Conforto

Alguns itens não são absolutamente indispensáveis, mas a falta deles o faz perder em conforto e comodidade. Assim, adicione alguns objetivos, como um bom livro, um pijama e um dispositivo de armazenamento com as suas músicas e filmes favoritos. Dessa forma, você terá uma melhor experiência longe de casa.

Medicamentos

Quem viaja bastante sabe que um mal-estar súbito pode causar muito desconforto. Para evitar ficar sem um remédio específico que você não pode deixar de tomar, tenha sempre na sua mala medicamentos que você costuma usar — ou que podem te ajudar em casos emergenciais. Assim, você não correrá o risco de ficar sem a medicação em um momento de necessidade.

Documentos

Passe algum tempo examinando o seu roteiro de viagem e as atividades que você vai realizar, se estará sozinho ou levará um acompanhante menor, por exemplo. Este item é inegociável em muitas situações e a falta de algum documento pode significar uma grande frustração.

Dicas de organização

Agora que você já tem uma boa ideia do que levar na mala, falta pensar a melhor forma de organizar tudo. Esse é um ponto fundamental para garantir que nada fique de fora e uma boa organização fará com que você tenha facilidade em conferir os itens e que eles estarão acomodados da melhor forma.

Aproveitamento dos espaços

Cada pequeno canto deve ser preenchido. Procure o melhor encaixe e seja criativo. As meias podem ser levadas no interior dos sapatos, as camisetas podem ser enroladas e você pode separar as peças de roupas em grupos de uso para que fiquem mais compactas. O importante é acomodar tudo muito bem.

Separação em grupos

Depois de elencar grupos fundamentais, você pode usar necessaires ou sacolas plásticas para separar os itens em agrupamentos específicos. Isso facilita a conferência no momento de partir e possibilita um acesso mais fácil. Sabendo exatamente onde cada grupo se encontra, você diminuiu bastante a chance de esquecer algo.

Lista de conferência

A melhor forma de garantir a presença de tudo que você não quer deixar para trás é escrevendo. Papel e caneta ainda são os melhores aliados na hora da organização. Então, faça uma lista com os itens que você pretende levar e a mantenha com você. Assim, você poderá realizar a conferência novamente quando estiver voltando pra casa.

Técnica para guardar

Para facilitar a montagem da sua mala, é importante estar com tudo à vista. Uma boa ideia é colocar todos os itens dispostos no chão ou em cima da cama de forma que você possa ter uma visão ampla dos grupos e ter uma memória fotográfica de tudo que foi colocado na mala. Assim, você se lembrará de tudo e saberá exatamente o que levou.

E então, já está mais seguro para viajar sabendo que terá consigo tudo o que precisa? Esperamos que o nosso post tenha ajudado a criar um método de organização que diminuirá sua ansiedade e preocupação no momento de pensar sobre o que levar na mala.

Seja a trabalho para São Paulo ou a turismo em Belo Horizonte, nosso blog traz as melhores informações sobre viagem. Assine a nossa newsletter e fique por dentro das melhores recomendações de hospedagem, lugares para visitar e dicas de organização que farão a sua viagem mais tranquila e prazerosa!

Deixe um comentário

Share This