8 pontos turísticos de São Paulo que você precisa conhecer

Vista do MASP na Avenida Paulista

Como maior cidade da América do Sul, a capital paulista guarda diversos locais incríveis e atrações para serem exploradas por turistas de todos os lugares. Os principais pontos turísticos de São Paulo atraem visitantes do mundo todo e são refúgios para os próprios paulistanos.

O município, que abriga 12 milhões de habitantes e viu 15 milhões de turistas passeando por suas ruas só em 2014, de acordo com dados do Ministério do Turismo, é o destino perfeito para quem busca agitação, novidades e programas incríveis. Conheça adiante um pouco mais sobre 8 de seus principais atrativos e programe seu próximo passeio!

1. Avenida Paulista

A Avenida Paulista é, possivelmente, um dos pontos turísticos de São Paulo mais conhecidos e admirados. Ela abriga também outros pontos como o Museu de Arte de São Paulo (MASP) e o Museu do Futebol. É o local perfeito para caminhar e se aventurar, sentindo um gostinho do que São Paulo tem para oferecer.

É possível encontrar museus e aprender um pouco de história, sentar em diversos bares e jogar conversa fora, apreciar alguns dos melhores restaurantes do Brasil e fazer compras em lojas para todos os gostos.

Esse ponto também é perfeito para passar o tempo, seja fazendo algum programa turístico ou apenas observando pessoas que agitam uma das avenidas mais movimentadas do país. Quase uma Times Square brasileira, o que não falta é opção de lazer e agitação, afinal, sempre tem algo acontecendo na Avenida Paulista.

2. Beco do Batman

O Beco do Batman é um lugar alternativo e extremamente cativante. Localizado na Vila Madalena, ele se estende pela Rua Gonçalo Afonso, com vários muros coloridos com grafite e arte urbana.

Quase como se você estivesse caminhando dentro de uma HQ, é fácil se sentir atraído pelas cores que dão vida ao local. É praticamente impossível encontrar um espaço em branco em meio aos desenhos divertidos, criativos e inusitados.

O lugar é ótimo para aqueles que gostam de explorar a cidade com uma câmera fotográfica nas mãos. E é possível acessá-lo por meio do metrô.

3. Museu do futebol

Para aqueles que gostam de programas turísticos diferentes e são amantes do esporte, esse museu é uma parada obrigatória. Localizado no Pacaembu, um dos mais antigos estádios brasileiros, o Museu do Futebol é um roteiro alternativo e interativo.

A exposição principal narra a trajetória do futebol até sua chegada ao Brasil e mostra sua importância como elemento intrínseco da história e da cultura brasileira. Desde 2013, o museu conta com a primeira biblioteca pública especializada no esporte do país: o Centro de Referência do Futebol Brasileiro.

São 15 salas, com 6 mil metros quadrados, dedicadas à modalidade esportiva mais importante do país. A exposição Anjos Barrocos faz uma homenagem aos ídolos brasileiros; a Sala dos Gols permite que o visitante escolha quais jogadas assistir; a Sala do Rádio homenageia os grandes locutores do futebol brasileiro, dentre outras.

Trata-se de um ótimo ponto turístico para todos aqueles que gostam de explorar lugares inusitados e aprender um pouco de história de forma interativa e divertida.

4. Parque Ibirapuera

O Parque Ibirapuera é um ponto turístico que, assim como a Avenida Paulista, guarda outros locais muito interessantes. Além de ser um lugar perfeito para apreciar a paisagem, curtir alguns momentos de quietude em meio à agitada São Paulo e conhecer o principal jardim dos paulistas, é também abrigo de inúmeras atrações.

Existe sempre algo para fazer ou visitar por lá. Com entrada gratuita, o Parque Ibirapuera funciona de cinco da manhã até meia-noite todos os dias. É possível passear a pé, ir de carro ou chegar via transportes públicos. Há lanchonetes e vendedores ambulantes espalhados por toda a sua extensão.

Aqueles que gostam de se exercitar podem usar as ciclovias, os aparelhos de ginástica, as quadras ou as pistas de caminhada. Dentro do parque, estão o Museu de Arte Moderna de São Paulo, o Museu de Arte Contemporânea, o Museu Afro Brasil e muitos outros. Ou seja: não faltam opções para todos os gostos.

5. MASP

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand fica localizado na Avenida Paulista e é um dos principais pontos turísticos do município. Considerado o museu mais importante da América Latina, o MASP abriga obras de artistas mundialmente reconhecidos, como Monet, Van Gogh e Picasso.

Ele foi fundado em 1947, por Assis Chateaubriand, e conta com mais de 10 mil obras que representam parte da cultura de todos os continentes. São pinturas, esculturas, fotografias, objetos de vestuário etc.

Devido ao seu vasto acervo, o MASP é um ponto turístico para todos os públicos. É uma parada obrigatória na capital paulista e, com certeza, não decepcionará. Nas terças-feiras, a entrada é gratuita para todo o público; nos outros dias, são cobrados 15 reais (e a meia é 7).

6. Catedral da Sé

Tanto para devotos quanto para turistas que procuram um lugar bonito e histórico, a Catedral da Sé é uma parada obrigatória. Localizada na Praça da Sé, ela é o marco zero da cidade, ou seja, marca bem o centro de São Paulo e fica a 20 minutos de caminhada do Mercado Municipal.

Com pouco mais de 60 anos, o monumento é inspirado nas históricas igrejas medievais. Belos vitrais caracterizam a beleza do interior da catedral, com imagens que representam o Brasil, sejam as antigas atividades econômicas, como trigo, uva e cacau, ou representações da fauna e flora nacionais.

7. Mercado Municipal

Quem gosta de testar o paladar com uma gastronomia diversa precisa conhecer o Mercado Municipal Paulistano. Além de ser uma ótima oportunidade para degustar novos sabores, é o local perfeito para encontrar lembrancinhas com o gosto de São Paulo.

No conhecido “Mercadão”, é possível encontrar de tudo, desde frutas e verduras até queijos gourmet, temperos e especiarias bem exóticas. Além de ir às compras, você pode fazer refeições e conhecer alguns dos pratos mais tradicionais da culinária paulista.

O famoso sanduíche de mortadela? Aqui ele é encontrado. Também vale a pena experimentar o pastel de bacalhau, favorito dos paulistanos. Chope em dobro, pratos saudáveis e sobremesas deliciosas são algumas das outras dezenas de opções que você encontra no Mercado Municipal. Ele fica no centro, na Rua da Cantareira.

8. Torre do Banespa

Localizada no Edifício Altino Arantes, trata-se de uma das vistas mais deslumbrantes da capital paulista. Apelidado de Banespão e com mais de 160 metros de altura, o Prédio do Banespa oferece uma vista de 360 graus do centro de São Paulo.

Do alto de seus 35 andares, é possível apreciar por uma hora (o tempo de visitação) uma indescritível paisagem e tirar fotografias incríveis. Inspirado no famoso Empire State Building de Nova Iorque, o Prédio do Banespa fica na Rua João Brícola, próximo à Catedral da Sé. A entrada é gratuita e a visitação ocorre de segunda a sexta.

Viu como não faltam opções para explorar na capital paulista? Os principais atrativos da cidade agradam aqueles que procuram por boas comidas, lugares para fotografar, um pouco de história e diversão!

Gostou do post de hoje? Quais outros pontos turísticos de São Paulo você recomendaria? Deixe sua reposta nos comentários!

Deixe um comentário

Share This