7 dicas para gerar resultados financeiros com o seu empreendimento imobiliário

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Com a crise econômica, o setor de construção civil sofreu um encolhimento significativo. Porém, esse cenário pode se apresentar como uma boa oportunidade para você planejar e encontrar soluções para que seu empreendimento imobiliário se destaque no mercado.

Conseguir melhores resultados — e, consequentemente, mais lucros — exigirá mais esforço de sua parte, pois será necessário realizar toda uma reestruturação de seus serviços e oferecer um bom diferencial em relação à concorrência.

Pensando nisso, listamos sete dicas para que seu empreendimento se sobressaia e atinja uma posição de sucesso mais concreta e estável. Para descobri-las, é só continuar a leitura deste artigo!

1. Faça estudos econômicos e uma pesquisa de mercado

Esse passo é essencial para que você conheça as nuances do setor e entenda melhor seus consumidores. Uma pesquisa de mercado revelará padrões de comportamento de seus clientes e, a partir disso, será possível elaborar estratégias que estejam alinhadas com suas necessidades — além de esclarecer a formatação da obra.

Com um estudo econômico, você entende e enxerga os riscos de seu empreendimento, o que lhe permite se preparar para eventuais problemas. A análise de custos também pode evitar surpresas desagradáveis e possibilita uma previsão mais concreta de orçamento, facilitando o gerenciamento de todo o processo.

Lembre-se de que, muitas vezes, é necessário se deslocar entre cidades para realizar as pesquisas e visitas locais. Portanto, adicione esse detalhe em seu planejamento e escolha um bom hotel para se hospedar enquanto realiza seu trabalho.

2. Foque em um nicho específico

Com os resultados de seus estudos em mãos, procure focar em um público específico — uma vez que, ao ter uma área de atuação maior, será bem mais difícil oferecer um atendimento de maior qualidade a seu público.

Para obter sucesso com seu empreendimento, é necessário levar em conta o custo de produção, a oferta competitiva e as necessidades de seu público-alvo. O nicho de lofts e flats, mais voltado para o público jovem da área central de grandes cidades, é um bom exemplo de sucesso no mercado.

3. Ofereça serviços agregados a seu empreendimento imobiliário

A fidelização de clientes é um dos maiores desejos dos empreendedores, pois é uma excelente maneira de manter um bom fluxo de caixa para seu negócio. Para tanto, é necessário agregar valor ao serviço oferecido e superar as expectativas de seus consumidores.

Portanto, percebe-se a importância de dispor de diferenciais para seu público. Confira, a seguir, algumas opções de atividades que podem lhe auxiliar:

  • manobrista;
  • academia;
  • lavanderias;
  • reforma e manutenção;
  • administração;
  • concierge;
  • pet shops;
  • serviços de limpeza;
  • empresas especializadas em recreação.

Essa estratégia é um grande passo para aumentar seu vínculo com clientes, além de ser uma boa oportunidade para firmar parcerias que atraiam mais pessoas e, consequentemente, mais lucro. Também é uma excelente maneira de se tornar referência no mercado.

4. Conheça seus concorrentes

Além de conhecer seus clientes, você também precisa saber mais sobre seus concorrentes. Procure obter informações sobre seus pontos fortes e fracos e avalie quais são os serviços que seu empreendimento oferece e pode oferecer para se destacar.

Dessa maneira, conseguirá encontrar brechas para se diferenciar diante da concorrência, além de aumentar sua competitividade com a melhora dos produtos disponibilizados. A maior parte dessas informações estão disponíveis na internet, o que facilita bastante seu trabalho.

Tenha em mente o fato de que seus concorrentes também estudam suas estratégias, então fique de olho nas táticas utilizadas para não ter resultados indesejados.

5. Disponha de estratégias de marketing imobiliário

É bastante comum que empresas menores desse setor restrinjam sua verba para o marketing, o que pode levá-las a perder boas oportunidades de negócios. É preciso reservar uma boa quantia para realizar ações que resultem em bons resultados, pois isso tem impacto direto em seus lucros.

Acompanhe, agora, algumas estratégias eficientes para seu empreendimento.

Tenha um site próprio

Atualmente, sites funcionam como lojas físicas — portanto, é indispensável ter um com sua identidade e todos os serviços que oferece. Existem muitas opções de baixo custo e que têm um modelo pré-definido, possibilitando a edição de acordo com suas necessidades.

Invista em portais imobiliários

Essa é uma estratégia que ajudará a aumentar o tráfego em seu site. Os portais de grande porte recebem visitas de milhões de usuários todos os meses, sendo ferramentas importantes para gerar contatos. Teste versões gratuitas e pagas — por exemplo, OLX  e Portal VivaReal, respectivamente — e compare os resultados.

Divulgue seus serviços nas redes sociais

O poder das redes sociais é imenso, valendo investir em bons perfis. Mantenha-os sempre atualizados e fique atento aos feedbacks: procure responder aos usuários o mais rápido possível, pois isso gera uma imagem de maior credibilidade.

Tenha uma boa base de dados

Tanto os sites quanto as redes sociais permitem colher informações importantes sobre os consumidores: nome, idade, profissão, e-mail, que tipo de imóveis buscam, renda aproximada, entre outros. Utilize esses dados para traçar um perfil e criar estratégias adequadas para atender suas necessidades.

6. Utilize materiais sustentáveis

Sabemos o quanto a preservação do meio ambiente é essencial, portanto, utilizar materiais que causem menor impacto na natureza é diferencial para seu empreendimento. Você pode escolher equipamentos que captem a água da chuva e que tenham uma boa eficiência energética, por exemplo.

Os apagões e o racionamento de água têm sido uma preocupação constante nos grandes centros urbanos. Invista em novas tecnologias disponíveis, desde o momento da construção até a ocupação, para atrair consumidores mais conscientes e aumentar suas vendas.

Pode acreditar: há muitas pessoas dispostas a pagar um pouco mais pelo consumo de produtos sustentáveis e que trarão maiores benefícios a longo prazo.

7. Escolha um nome impactante para seu negócio

Nesse passo, é muito importante levar em conta todas as características técnicas de seu empreendimento, bem como seu posicionamento diante do mercado, público-alvo, imagem e toda a linguagem que será utilizada em seus processos de comunicação.

O nome é apenas uma parte, mas esteja atento na hora da escolha: nomes difíceis de memorizar, escrever ou pronunciar podem gerar efeito negativo. Inovar não significa complicar.

O ideal é optar pela simplicidade e, se possível, fazer uma referência à sua localização, pois este é o principal fator na busca por um imóvel. Em vez de as pessoas buscarem por um nome específico, elas costumam realizar suas pesquisas online com termos como “imóvel no bairro X” — o que aumenta seu alcance online.

Como você pode perceber, as ações para alavancar seus resultados financeiros são até simples, mas requerem alto grau de comprometimento e esforço. Não há como chegar a resultados satisfatórios sem um bom planejamento e, mais ainda, sem colocar a mão na massa. Procure inovar e estar atualizado sobre o mercado. Assim, você conseguirá manter a boa competitividade, mesmo que o cenário seja desfavorável.

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