6 maneiras que os concierges do Hotel Royal podem auxiliar você

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Quem costuma viajar e se hospedar em hotéis, provavelmente já utilizou os serviços de um concierge. Um dos profissionais mais importantes para garantir a satisfação dos clientes, exerce um papel fundamental na recepção e acolhimento dos hóspedes, e precisam ser sempre bem treinados e preparados, pois não se sabe quais problemas ele precisará resolver.

Responsável pelo controle das entradas e saídas dos hóspedes, normalmente atua na recepção, e, por essa razão, pode ser confundido com outros profissionais do ramo hoteleiro, como o mensageiro.

Este post vai ajudar você a compreender um pouco mais sobre a importância dessa função, e saber como um bom concierge pode ser de grande auxílio. Acompanhe o texto.

1. Ele é bem preparado

Existem duas definições para a palavra concierge. A primeira diz que nasceu do termo francês “com te des cierges”, que significa o contador de velas, atividade desenvolvida no século 19, que consistia em cuidar da iluminação dos castelos e verificar a limpeza dos locais. A segunda definição deriva do latim medieval “conservus”, que significa aquele que serve.

A tradução do termo, porém é semelhante. Seria algo como caseiro, zelador ou porteiro, ligado ao luxo no ramo hoteleiro. É um prestador de serviços sempre pronto para auxiliar o hóspede em suas mais diversas necessidades.

Sua maior ocupação é encontrada nos hotéis, resorts ou pousadas, mas hoje já podemos ver esse profissional migrando para atuar em condomínios, e até mesmo como personais (consierge pessoal).

Para seguir na carreira é preciso preparo. Apesar da não existência de um curso superior específico, a profissão está crescendo, e um bom concierge vai lidar com diferentes tipos de pessoas e precisa fazer o melhor para atendê-las. Para se destacar, costumam se graduar em Turismo, Relações Públicas ou Hotelaria.

Precisam ter habilidades de comunicação, carisma, bom atendimento e facilidade de estabelecer parcerias, pois são elas que garantem o sucesso de suas ações. Um segundo idioma, passou a ser fundamental. Afinal, o atendimento dos hóspedes estrangeiros, precisa ser realizado da mesma forma.

2. Ele é bem relacionado

Já falamos sobre a importância de formar parcerias. Para executar seu trabalho de forma ágil e com perfeição, esse especialista precisa ter contatos. Chamar um táxi e agendar restaurantes é simples, mas alguns hóspedes têm pedidos peculiares. Os executivos, por exemplo, podem precisar locar um helicóptero — e é o concierge que deverá providenciar.

As boas relações podem garantir o ingresso de um show já esgotado, por exemplo, e ainda trazer a satisfação de um cliente importante. Por isso se diz que um bom concierge pode ser a diferença do sucesso de um hotel.

Sem uma boa rede de relacionamentos, fica complicado atender a esses chamados, pois conhecer pessoas em diversos ramos profissionais é uma facilidade que os concierges sempre podem oferecer aos hóspedes.

3. Ele sabe ter empatia

Uma das primeiras coisas que eles podem é entender você. Sim. Para conseguir solucionar suas necessidades, ele precisa realmente entendê-las.

Empatia é a capacidade de sentir a emoção de outra pessoa e criar pontos em comum. Isso permite que o outro se sinta à vontade para conseguir dar o devido apoio.

Na teoria, essa habilidade pode parecer simples, mas não é bem assim. Criar empatia vai um pouco além de identificar o que o outro precisa, mas sim estabelecer uma conexão de forma eficaz com o outro. Para que isso ocorra, é preciso saber ouvir e observar.

É uma habilidade que pode ajudar você a evitar conflitos, por exemplo, ou a manter a calma diante de um problema, confiando que o outro pode trazer a melhor solução, de maneira rápida e eficaz.

4. Ele soluciona problemas diversos

Nada melhor do que poder contar com alguém que soluciona seus problemas. Afinal, você não sabe quando aquele relatório para o seu chefe vai depender de um cabo de rede que você esqueceu, ou daquele técnico de informática.

Solucionar problemas é a especialidade do concierge, pois é ele quem conecta o hóspede com todos os outros serviços do hotel. Já imaginou como seria incômodo ter que falar com alguém na recepção, e depois com alguém na lavanderia e assim sucessivamente? Muito melhor poder contar com quem simplifica, não é mesmo?

5. Ele conhece os melhores lugares

Às vezes em uma viagem pode acontecer de você não ter ideia de onde ir naquele tempo livre. Então conte com os concierges! Eles conhecem todos os lugares. Podem sugerir dicas valiosas e ainda comprar as entradas das atrações turísticas. Às vezes conseguem até informar o horário de funcionamento dos locais e qual é o melhor momento para visitar.

Podem indicar um restaurante novo, ou uma pequena exposição itinerante. O concierge é o profissional que precisa estar ligado e sempre informado dos acontecimentos da região. Vale lembrar que por conseguirem entender o cliente profundamente, essas dicas estarão dentro da expectativa em todos os sentidos.

6. Ele ajuda você a se organizar

Vamos imaginar a seguinte situação: durante a viagem você percebe que precisa organizar um evento fora do previsto. Não importa qual, pode ser de trabalho, aquele coquetel que vai garantir o fechamento de um negócio, um passeio, o aniversário de amigo ou familiar em viagem.

Você precisa de um “cúmplice”, que consiga ajudar você a se organizar de uma maneira rápida, pois pode ser que você nem saiba por onde começar. Talvez, seu evento seja uma surpresa que exija buscar outras pessoas ou evitar que as coisas saiam do planejado.

Antes de se desesperar, procure pelo concierge. Ele pode ser uma ótima ferramenta de apoio para auxiliar com os preparativos e organizar tudo de maneira ágil e discreta.

Essas são apenas algumas das funções dos concierges que, convenhamos, podem ser muito válidas durante as suas viagens. A satisfação do cliente é uma prioridade dos hotéis e, como você pode perceber, muito desse sucesso depende desse profissional.

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