6 dicas para fazer a escolha certa do hotel para viagem corporativa

  • Home
  • Viagens
  • 6 dicas para fazer a escolha certa do hotel para viagem corporativa
Executivo de negócios no balcão do hotel, recebendo a chave de seu quarto da recepcionista.

Quem viaja muito a trabalho sabe da importância de encontrar um bom hotel para viagem corporativa. Afinal, a estrutura precisa oferecer condições para uma boa produtividade, um ambiente confortável e tranquilo e, por que não, opções de relaxamento e lazer.

Pensando nisso, listamos algumas dicas para ajudar você a não cometer erros comuns na hora de escolher sua hospedagem de negócios. Confira!

1. Verifique a localização do hotel

Pode até parecer uma dica simples, mas escolher uma boa localização é fundamental. O hotel precisa proporcionar mobilidade garantindo o acesso rápido para reuniões, convenções e demais atividades.

Estar próximo ao aeroporto, comércios e restaurantes ajuda a evitar a correria diária ou atrasos. As regiões centrais costumam ser excelentes opções.

Outro fator importante é o silêncio. Pode ser que você precise trabalhar no seu quarto e um local barulhento pode dificultar a concentração. Por isso, evite resorts ou pousadas que são mais apropriados para o turismo.

2. Pesquise sobre a segurança

Nenhuma empresa gostaria de ter problemas com a segurança do seu funcionário durante um evento de trabalho. Esse item não deve ser esquecido, principalmente se objetos de valor serão utilizados durante a estadia.

Além de uma região segura, o hotel deve oferecer proteção interna para o hóspede. Verifique se ele disponibiliza cofre nos quartos e conheça as políticas de ressarcimento caso objetos sejam extraviados, perdidos ou danificados no local.

3. Atente-se à política de cancelamento

É importante questionar a existência de multas se houver alteração de datas ou um possível cancelamento.

Alguns hotéis podem oferecer tarifas flexíveis, aumentando o valor das multas conforme a data da reserva se aproxima. Outros preferem aplicar as taxas se o aviso de cancelamento ocorrer com menos de 24 horas da estadia.

Sempre que possível, opte por cancelamento gratuito para evitar despesas desnecessárias. Em caso de valores pré-pagos, verifique a possibilidade de reembolso.

4. Priorize sua comodidade

Alguns itens podem fazer toda a diferença na escolha de um hotel. Paga-se um pouco mais, mas o custo-benefício vale a pena.

Conforto

A rotina de uma viagem de trabalho pode ser bem exaustiva. Para os momentos de relaxamento, nada melhor do que uma cama confortável e bons chuveiros. O hotel deve proporcionar tranquilidade para o merecido descanso e contato com familiares.

Pesquise sobre o conforto oferecido pelo local, veja fotos e leia as avaliações de outros hóspedes. Confira se houve reclamações quanto ao barulho excessivo e falhas de conexão. Isso pode ser feito em sites de viagem ou redes sociais.

Veja também se é possível personalizar horários de check-in e check-out. Normalmente, eles são fixos, mas podem ser ajustados em algumas situações.

Para viagens mais longas, pergunte sobre outros serviços, como lavanderia.

Internet

Outro item indispensável quanto à comodidade é o Wi-Fi. Imagine ter que resolver problemas urgentes, realizar trabalhos no quarto ou até mesmo se conectar com familiares sem uma boa rede de internet.

Analise se as tomadas do quarto são suficientes levando em consideração a quantidade de equipamentos eletrônicos que você vai utilizar. Vale checar a necessidade de adaptadores.

Café da manhã/alimentação

Boa parte dos hotéis oferece diárias com café da manhã incluso, e essa é sempre uma excelente opção. Além de cômodo, evita atrasos para os compromissos do dia.

Para quem costuma trabalhar até tarde (tornando o jantar inviável), contar com o serviço de quarto pode ser uma boa solução após um dia cansativo. A variedade e a qualidade dos alimentos ofertados dependem da categoria do hotel escolhido.

Transporte

Alguns hotéis costumam ter convênios com empresas de turismo e podem ajudar o hóspede durante a estadia oferecendo serviços de transporte.

Além deles, verifique se nas proximidades existem meios que facilitem a locomoção.

Infraestrutura diferenciada

Outra facilidade é a possibilidade da realização de atividades no próprio hotel. Uma estrutura que contenha sala para pequenas reuniões, centro de convenções e outros eventos pode ser a escolha mais acertada para ganhar tempo e, consequentemente, dinheiro.

Resolução de problemas

Algo que costuma ser esquecido, mas que deve ser levado em consideração, é a capacidade da equipe hoteleira de resolver problemas ― ainda mais se todas as atividades se concentrarem no local.

Como imprevistos podem ocorrer a qualquer momento de uma viagem de negócios, um bom gerenciamento conta muito na tomada de decisão. Nesse quesito, as avaliações dos outros usuários também podem ajudar.

5. Fique atento às possibilidades de economia

Assim como consumidores comuns, as empresas também procuram o melhor custo-benefício na hora de hospedar seus funcionários. Algumas medidas podem ser úteis nesses momentos, como:

Veja todas as formas de pagamento

Algumas redes hoteleiras trabalham com pagamentos facilitados para simplificar ainda mais a viagem corporativa ― além das opções tradicionais de cartão de crédito ou débito, que permitem a utilização de convênios e milhas. Veja se o local aceita cartão corporativo ou fatura o boleto diretamente para empresa.

Reserve com antecedência

Assim como acontece nas viagens de passeio, reservar com antecedência pode trazer alguns benefícios. Nem sempre é possível se programar para viajar a trabalho, mas se você souber a data terá um pouco mais de liberdade para pesquisar locais, conseguir descontos e viajar com tranquilidade.

6. Considere opções de lazer

Não deixe de avaliar as áreas de lazer que a rede escolhida oferece. Pode ser que sobre tempo para relaxar ou a viagem seja longa, então vale a pena uma estadia com academia, piscina, sauna, spa e outros serviços que contribuem para renovar as energias e encarar novamente a rotina de trabalho. Mas lembre-se: os hotéis sempre cobram pelos serviços prestados. Utilize essas opções se realmente forem necessárias.

Além de seguir essas dicas com atenção, procure avaliar o que é importante para você ou seu grupo, considere essas prioridades, pondere as que podem garantir o bem-estar do seu funcionário e certamente sua decisão sobre o melhor hotel para viagem corporativa será a ideal.

Mas, antes de escolher, que tal entrar em contato com a Royal Hotéis e conhecer tudo que ela pode oferecer? São opções de hotéis em São Paulo e Belo Horizonte que oferecem uma estrutura diferenciada para viagem de negócios. Encontre o seu quarto ideal!

Deixe um comentário

Share This