6 dicas para aproveitar ao máximo uma viagem a trabalho

  • Home
  • Viagens
  • 6 dicas para aproveitar ao máximo uma viagem a trabalho
Mulher de negócios, sentada em uma estação, aguardando o trem para uma viagem de negócios

Há várias considerações a serem feitas quando você vai fazer uma viagem a trabalho, não é mesmo? Nem sempre é fácil escolher o melhor hotel ou manter o foco para aproveitar a oportunidade em todo seu potencial e produzir bons resultados.

Além disso, não é incomum que algumas pessoas acabem cometendo gafes, como perder a linha ao recorrer ao networking ou abusar do frigobar. Por isso, é importante que a empresa deixe suas regras bastante claras a seus funcionários.

Quer saber como ser bem-sucedido nessa jornada? Então é só continuar a leitura deste artigo, pois trouxemos 6 dicas básicas que serão um guia essencial para você seguir enquanto estiver representando sua empresa em outro lugar. Vamos lá?

1. Pergunte e pesquise

A chave para conseguir o hotel ideal e ter informações detalhadas sobre seu destino é pesquisar. Você pode tirar suas dúvidas com seus colegas de trabalho ou com outras pessoas que já tenham visitado o local.

Uma boa alternativa é ligar ou enviar e-mail para diferentes estabelecimentos e procurar saber mais sobre os serviços que oferecem e se há pacotes que possuem descontos especiais para viagens corporativas. Muitos disponibilizam transporte para o aeroporto, mas nem sempre isso é divulgado.

Além disso, fazer uma pesquisa na internet também é uma ótima saída, pois a opinião de usuários sempre traz detalhes relevantes sobre a estrutura e o que funciona ou não funciona em um hotel — por exemplo, se o Wi-Fi é estável e de qualidade. São pequenas coisas que fazem bastante diferença para sua experiência como hóspede.

O ideal é aproveitar sua pesquisa para se programar melhor. Veja agora alguns pontos que devem ser levados em conta ao fazer seu planejamento de viagem:

  • procure saber sobre as opções de transporte da cidade;

  • pesquise a localidade do hotel, bem como o que há por perto — bares, restaurantes, pontos turísticos e outros locais para relaxar depois do trabalho;

  • planeje seus dias de trabalho e anote todos os compromissos da viagem;

  • verifique as condições climáticas.

2. Faça as malas de maneira inteligente para uma viagem a trabalho

Lembre-se de que há grandes chances de você estar sozinho durante sua viagem de negócios, então não leve mais coisas do que conseguirá carregar para que não passe apertos desnecessários.

Pense em todas as situações adversas que podem surgir em seu caminho — como levar as malas em transportes públicos, elevadores, escadas, entre outros. Por esse motivo, é melhor estar com o mínimo de peso possível.

Uma boa sugestão é levar apenas o necessário para as reuniões que terá, como ternos e outros tipos de roupas sociais. Para aliviar o peso de sua bagagem, leve uma mochila de mão com alguns itens básicos de higiene pessoal e uma muda de roupas, por exemplo.

E não se esqueça de fazer uma pequena lista para não deixar de levar itens indispensáveis para o desenvolvimento de seu trabalho. Temos algumas sugestões, confira:

  • notebook;

  • tablet;

  • smartphone;

  • carregadores;

  • pen drives.

Vale verificar se você tem todos os equipamentos necessários — e se estão funcionando normalmente — para que possa produzir sem preocupações e sem perder tempo em consertá-los, por exemplo.

3. Trabalhe, deixe o turismo para depois

A política das empresas quanto a fazer passeios turísticos durante sua estada é bastante rigorosa e não costuma permiti-los. O ideal é estar focado em suas funções e deixar para desfrutar da cidade em questão à noite.

Sabemos o quanto pode ser tentador sair para explorar um local quando se está nele pela primeira vez, ainda mais se for um destino que sempre esteve em seus sonhos. No entanto, prefira assistir a concertos ou ter um jantar em bons restaurantes após o expediente.

Procure explorar a cidade apenas se sua viagem incluir fins de semana ou feriados, pois assim terá um tempo livre para passear com mais calma e não prejudicar sua agenda corporativa.

Além disso, essa atitude reforçará seu comprometimento e, consequentemente, seus chefes terão mais confiança em você e podem lhe pedir para fazer outras viagens — que podem ser importantes para seu crescimento profissional.

4. Evite usar a verba da empresa para compras pessoais

É comum que algumas empresas ofereçam um orçamento como compensação pelos dias que ficará fora de casa — e esse dinheiro pode ser utilizado de acordo com a sua preferência, mas é preciso estar atento às regras de cada companhia.

Elas também podem disponibilizar uma ajuda de custo, então, o ideal é esclarecer todas as dúvidas sobre as políticas de uso dessa verba com seu chefe para evitar que seus recursos sejam mal utilizados.

Procure pagar suas idas a restaurantes, teatros, cinema, compras e hospedagem extra com seu próprio orçamento.

5. Não fique indisponível para a empresa

Sabemos que a carga de trabalho pode pesar, porém, jamais deixe de responder e-mails ou atender ligações de seus superiores. Isso pode passar uma imagem negativa e causar desentendimentos.

Entregue seus relatórios em dia e mantenha todos a par do desenvolvimento de seu trabalho. Caso haja algum atraso ou sobrecarga de funções, explique-se e exponha suas preocupações. 

Lembre-se: uma boa comunicação é necessária para seu desenvolvimento e evita conflitos que podem ser facilmente resolvidos por meio de uma conversa.

6. Fique atento e não abuse do networking

Viagens corporativas são uma ótima oportunidade para aumentar sua rede de contatos — que, aliás, é essencial para seu crescimento profissional —, mas é preciso ter bom senso ao utilizá-la.

Não se aproveite de seu networking para buscar novas oportunidades de trabalho, pois isso pode ser um tiro que sairá pela culatra — além de um comportamento que demonstra falta de profissionalismo.

Além disso, seu contato profissional pode ler sua postura como a de uma pessoa instável e chegar à conclusão de que você fará o mesmo ao ser contratado por ele — ou seja, continuará a procurar por oportunidades em outras viagens de negócios, mesmo estando em outro emprego.

Percebeu como essa atitude pode prejudicar sua imagem não só com seus contatos, mas também com a própria empresa em que trabalha? Então, seja inteligente e saiba a melhor maneira de lidar com sua rede de colegas de profissão.

Lembre-se de confiar em si mesmo quando a ansiedade bater, pois o fato de terem lhe escolhido para realizar uma viagem a trabalho é um reconhecimento de suas habilidades. Use seu conhecimento para ser flexível e lidar com os imprevistos que costumam aparecer nessas circunstâncias de maneira mais efetiva.

Agora que você tem nossas dicas em mãos, aproveite para saber como se hospedar em ótimos hotéis pagando menos!

Deixe um comentário

Share This