5 segredos para manter a produtividade em viagens de trabalho

  • Home
  • Viagens
  • 5 segredos para manter a produtividade em viagens de trabalho
Executivo de uma empresa na pista do aeroporto aguardando para embarcar no avião, falando ao telefone

Viagens corporativas envolvem muita responsabilidade, mas também são um forte indicador de reconhecimento de seu desempenho profissional. Muitas pessoas encontram um grande desafio quando procuram saber como manter a produtividade em viagens de trabalho.

Isso acontece porque o deslocamento acaba desorganizando sua rotina, já que ao se deparar com um cenário desconhecido ou diferente do habitual, não é incomum que você acabe produzindo menos.

No entanto, há algumas atitudes que podem lhe auxiliar e que farão toda a diferença em seus resultados. Neste artigo, vamos lhe mostrar 5 segredos para que aproveite ao máximo sua viagem e consiga ser mais produtivo.

Continue a leitura para descobri-los!

1. Planeje-se com antecedência

Organização é o ponto mais importante para manter um bom ritmo de trabalho, esteja você viajando ou não. Portanto, tenha todos os seus compromissos anotados em uma agenda ou planilha. Procure ressaltar detalhes como hora de chegada, distância do aeroporto até o hotel, quanto tempo precisa para se deslocar até seu local de reunião, entre outros.

Imprevistos acontecem em qualquer tipo de viagem, e um bom planejamento ajuda a lidar melhor com eles. Isso evitará dores de cabeça desnecessárias e otimizará a solução de eventuais problemas que poderão surgir.

2. Conheça seu destino

Fazer uma pesquisa básica para que você se familiarize com a cidade de destino é uma ótima maneira de otimizar seu tempo. Busque a ajuda de colegas de trabalho e peça dicas sobre o local, faça buscas em mapas online e veja o que há perto do hotel escolhido (farmácias, pontos de táxi e ônibus, bares, restaurantes etc.).

3. Escolha a tecnologia mais adequada

Praticidade é muito importante para ser produtivo, então, decida quais dispositivos serão úteis e indispensáveis para a realização de seu trabalho. Por exemplo, veja se é mesmo necessário levar seu notebook, tablet e smartphone ou se é possível deixar algum deles em casa.

Essa escolha lhe ajudará a otimizar seu tempo de produção, bem como ferramentas como o Trello, Google Hangouts e Pomodoro — além de diminuir o peso de sua mala, detalhe importante para se deslocar com maior comodidade pelos aeroportos.

4. Mantenha uma comunicação próxima com a empresa

É de bom tom manter seus supervisores a par de suas tarefas e acontecimentos durante a viagem. Além disso, você pode solicitar orientações para resolver algum problema ou avisar sobre um imprevisto que tenha surgido.

Dessa maneira, será mais fácil ficar relaxado e seu trabalho fluirá de maneira mais adequada e sem estresse. Lembre-se de redobrar o foco e de cumprir suas tarefas quando estiver em um local que sempre quis conhecer, afinal, seu objetivo não é fazer turismo.

5. Procure relaxar durante seu deslocamento

Não existe nada pior do que chegar para trabalhar cansado e sem energia, não é mesmo? Por isso, descanse durante seu voo ou até entre conexões — leia um livro, assista séries e tente dormir um pouco, por exemplo.

Você até pode aproveitar o tempo livre para colocar algumas pendências em dia, mas tome cuidado para não trabalhar além da conta e ficar sobrecarregado. O ideal é partir para seu destino com tudo planejado.

Agora que já sabe como manter a produtividade em viagens de trabalho, aproveite para saber também como arrumar suas malas para viagens curtas com praticidade!

Deixe um comentário

Share This