4 dicas valiosas para escolher seu aplicativo de passagens aéreas

  • Home
  • Viagens
  • 4 dicas valiosas para escolher seu aplicativo de passagens aéreas
Homem sentado em um sofá com um cartão de crédito nas mãos em frente a um computador

Na hora de organizar uma viagem de trabalho ou de férias, a compra de passagens pode ser uma tarefa simples com a ajuda da tecnologia — especialmente se você não tem tanto tempo disponível.

Para facilitar as escolhas, podemos contar com o auxílio de um aplicativo de passagens aéreas para encontrar voos com o melhor custo-benefício. Mas, com tantas possibilidades, como saber qual se encaixa melhor nas suas necessidades?

Leia o post e conheça algumas dicas que podem ajudar na hora de escolher o melhor aplicativo!

1. Pesquise sobre os aplicativos mais utilizados

Na sua busca pela melhor opção, saiba o que você deve se perguntar:

O que um aplicativo precisa me oferecer?

Sabemos que a função básica desses programas é buscar e reservar passagens aéreas, mas, com a crescente oferta no mercado, eles têm se superado a cada dia. Hoje, esses softwares funcionam como verdadeiros gerenciadores de viagem. A maior parte deles, além de agendar passagens e reservar hotéis, ainda permite alugar carros na cidade de destino.

Como escolher o melhor app?

Procure observar se o app escolhido traz a interface simples, pois não adianta ter diversas ferramentas e não ser fácil de utilizar.

Verifique também se está disponível para o sistema operacional do seu celular, pois nem todos apresentam versões para Windows Phone, por exemplo.

Atualmente, os apps mais usados são: Decolar.com, eDestinos, KAYAK, Voopter, SkyscannerGoogle Flights.

2. Conheça as diferenças entre eles

Entender as diferenças existentes entre os principais apps é outro fator que deve ser levado em consideração na hora de decidir qual deles usar. Seguimos, então, com um breve comparativo:

Decolar.com

Simples de usar, permite a compra de passagens nacionais ou internacionais mais baratas com facilidade. É ideal para vários tipos de viagem, pois, além de comparar o preço das passagens, tem opções para reserva de hotéis próximos a sua localização e também pode alugar veículos nas cidades solicitadas.

É possível comprar tíquetes de atrações com desconto e ver o mapa dos pontos turísticos próximos ao hotel escolhido por você. Funciona como uma “miniagência” de viagens, pois oferece pacotes que ajudam a reduzir o custo ainda mais.

O sistema de alertas de passagem também é bem interessante. Você recebe um aviso por e-mail sempre que houver passagens mais baratas da viagem escolhida ou pacotes promocionais.

eDestinos

Usado para viagens nacionais ou internacionais. Se você está planejando uma turnê e precisa filtrar por companhias aéreas europeias, por exemplo, esse é o aplicativo ideal, pois ele tem parcerias com companhias aéreas no mundo todo, o que facilita bastante. Outra vantagem é o sistema de descontos.

O curinga desse programa é que, caso aconteça um imprevisto e você precise viajar de última hora, o eDestinos consegue liberar voos para o mesmo dia.

KAYAK

Assim como os demais apps, o KAYAK é ótimo para planejar viagens — consegue reservar horários de passagens nas principais companhias, reservar hospedagem e alugar carro na região escolhida.

Nesse aplicativo, as opções de busca oferecem alguns diferenciais, como a escolha do destino com datas flexíveis, o que permite descobrir a melhor época para voar. Você ainda pode filtrar por escalas, companhias aéreas, horários de partida e até comodidades do voo.

Quanto aos descontos em passagens, faz uma ampla previsão de preços, com gráficos que demonstram a variação das tarifas nos últimos 90 dias. E se você não sabe para onde ir, é possível filtrar os locais disponíveis para o seu orçamento.

Traz, também, função de rastreamento do voo, que consegue informar status, mudanças de portões de embarque e retiradas de bagagem, e mapa dos aeroportos.

E se, além de tudo isso, ainda precisar de uma mãozinha, conheça a ferramenta “trips”, que é um assistente de viagens virtual.

Voopter

Apresenta uma interface mais simples. Quando você busca a passagem, os resultados são apresentados na mesma tela. Você só precisa colocar a data de ida e volta e o local do destino que os voos serão listados, começando pela oferta mais barata. Ele pesquisa preço em diferentes companhias e mostra resultados tanto da compra na própria companhia como nos sites especializados, como o Viajanet.

Dos filtros, é possível visualizar horário, número de passageiros e aeroportos. O bacana desse aplicativo é que ele possibilita salvar as buscas e registrar os alertas para avisar quando existirem promoções das passagens escolhidas.

Skyscanner

Excelente para viagens internacionais. Ao abrir o app, é exibida a tela padrão de buscas. Adicione as informações básicas: local de origem, destino, data da viagem, classe desejada. Tem também a possibilidade de filtrar por voos sem conexões.

Se ainda não sabe para onde ir, você pode buscar pela opção “qualquer lugar”. O app, então, faz a função guia de viagens, mostra sugestões de destinos, preços e algumas curiosidades sobre o local.

Google Flights

O aplicativo de passagens do site de buscas mais importante do mundo traz muitas possibilidades quando se trata de programar uma viagem.

Você digita seu ponto de partida, a data em que pretende viajar, o local de chegada e aguarda. O sistema vai puxar opções de destino, com um mapa que você pode expandir e se divertir com a variedade de opções de preços e pacotes que ele traz.

Se você não tem um destino, é possível dizer o ponto de partida, a data e pronto, ele vai buscar milhões de opções no mundo todo. Mas a alegria de quem gosta de carimbar o passaporte não para por aí. Se a data escolhida é considerada ruim pelo sistema por conta dos preços das passagens, ele ainda sugere uma data nova e traz um comparativo de cada dia do mês.

Não são cobradas taxas de serviço, e os valores das passagens já têm as taxas de embarque incluídas. A desvantagem é que o Google te encaminha para a página da oferta para que você efetive a compra. Até aí tudo bem, mas em alguns casos é necessário ligar para o local indicado, pois ele disponibiliza somente o telefone. O app também permite salvar o itinerário e, se houver mudanças ou alterações, você será comunicado.

3. Conheça suas necessidades reais

Agora que você conhece um pouco dos aplicativos mais utilizados, é hora de pensar em quais são as suas reais necessidades.

Os apps oferecem um mundo de opções, mas o que realmente importa é se ele atende ao que você precisa no momento. O que adianta uma boa promoção se ela não combina com seus planos, roteiro ou disponibilidade?

Considere se está planejando um passeio ou uma viagem de negócios. Pense se precisa apenas das passagens, ou de hospedagem e algum outro serviço. Essas informações definem o app ideal para você.

4. Fique atento aos valores e às taxas

A vantagem de comprar passagens por aplicativos é que todos oferecem descontos exclusivos com as companhias aéreas. Isso pode ser muito útil na hora de fechar aquela viagem dos sonhos ou de negócios com passagens mais baratas.

Nesse sentido, os alertas dos apps e as funções de comparação de preços são excelentes na hora de se programar. Entretanto, ao escolher sua passagem, fique atento para evitar surpresas. Procure observar se nos valores informados constam as taxas de embarque e, caso haja, as taxas do app também.

Tente não comprar passagens antecipadas com mais de 90 dias. E certifique-se sobre cancelamentos e possibilidades de reembolso.

Esperamos que essas dicas tenham sido úteis e que você já consiga escolher um aplicativo de passagens aéreas que se enquadre no seu estilo de vida com facilidade. Agora, o que acha de conhecer também dicas para escolher as melhores hospedagens? Leia o post e boa viagem!

Deixe um comentário

Share This